Você está aqui:

Pauta inteligente torna-se solução nacional do CSJT e inovação do TRT-MG será premiada

publicado: 13/08/2024 às 10h06 | modificado: 13/08/2024 às 13h23
Resumo em texto simplificado

A ferramenta "Pauta Inteligente", aprovada no Programa Startups-JT, será implementada nacionalmente pela Justiça do Trabalho, após receber uma avaliação de satisfação de 4,67/5 no TRT-MG. O Laboratório de Inovação coLABore, que apoiou o projeto, também será homenageado. Ester Vieira de Assis, coordenadora do projeto, destacou os desafios enfrentados, como a falta de equipe técnica dedicada, mas ressaltou o aprendizado obtido. O Programa Startups JT visa promover inovação e automação nos tribunais para melhorar sua eficiência.

Saiba mais sobre esta iniciativa

A Pauta Inteligente, ferramenta que foi aprovada no Programa Startups-JT, passará a ser definitivamente uma solução nacional, a ser utilizada em todos os regionais. O anúncio foi feito pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), durante reunião realizada na última sexta-feira (9). O índice de satisfação com a startup alcançou 4,67 em 5 e foram registradas 149 avaliações dos servidores e magistrados do próprio TRT-MG.

Além da própria Startup, o coLABore, Laboratório de Inovação do TRT-MG, figurou entre um dos três laboratórios de inovação que mais auxiliaram os trabalhos da equipe da Startup e também será homenageado no evento. A cerimônia de premiação será realizada durante a próxima reunião do Coleprecor, em 17 e 18 de setembro, na cidade de Natal/RN.

Desafios do projeto

Segundo a servidora do TRT-MG Ester Vieira de Assis, coordenadora do Projeto Pauta Inteligente, foi um período de muitos desafios. "No início, tínhamos apenas uma ideia, que precisou ser moldada e adaptada diversas vezes durante o curso do programa. Enfrentamos muitas dificuldades, como a falta de uma equipe técnica inteiramente dedicada ao desenvolvimento do produto, pois éramos uma das equipes formadas exclusivamente por servidores da área negocial. A equipe também dedicou muitas horas ao projeto, que ocorreu sem prejuízo do trabalho em suas respectivas unidades funcionais", contou.

Ela conta ainda que "nossa maior preocupação sempre foi criar um produto que atendesse as necessidades dos servidores que trabalham com a pauta de audiências. Por isso, na reta final da fase de testes, tentamos ao máximo nos aproximar desse público, colhendo feedback sobre a experiência do usuário e sugestões de melhoria. Posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que o programa proporcionou um rico aprendizado sobre inovação, gestão de projetos e cultura organizacional”, 

Incentivo à inovação e automação

O Programa Startups JT foi criado pelo CSJT para incentivar a inovação e a automação nos processos judiciais, com o objetivo de melhorar a eficiência dos tribunais. A primeira edição do programa contou com 76 inscrições de 24 órgãos da Justiça do Trabalho, envolvendo 269 magistrados e servidores.

Projetos Aprovados:

ADAIR
Argo & Poupa Convênios
Concilia JT
e-Garimpo
JURISDATA SCIENCE
PANGEA-GAB
Pauta Inteligente
PJeCorrige
Resumo e Admissibilidade
Sentença Multimídia
SETICs TOP3:
Setic do TRT-12
Setic do TRT-9
Setic do TRT-14

Laboratórios TOP3:

LabInova do TRT-12
coLabore do TRT-3
Co.Labora do TRT-15

Visualizações: