Presidente do TRT-MG acompanhará auditoria da votação eletrônica nas eleições 2024
Resumo em texto simplificado
Os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica nas Eleições 2024, neste mês de outubro serão acompanhados, em Belo Horizonte, pela presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de outras entidades, além de auditores externos contratados pela Justiça Eleitoral. O objetivo é comprovar a segurança e o perfeito funcionamento da urna eletrônica por meio de uma “simulação” da votação oficial. dentre outras autoridades.
Saiba mais sobre esta iniciativaOs trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica nas Eleições 2024 serão acompanhados pela presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta. Também farão o acompanhamento representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, de outras entidades e auditores externos contratados pela Justiça Eleitoral.
O processo de auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, concretizado por meio do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, será realizado simultaneamente à votação oficial. O procedimento está previsto na Lei nº 10.408, de 10 de janeiro de 2002 e na Resolução TSE nº 23.673, de 14 de dezembro de 2021. O objetivo é comprovar a segurança e o perfeito funcionamento da urna eletrônica por meio de uma “simulação” da votação oficial.
Eventos
A Cerimônia de definição das Seções Eleitorais será nos dias 5 e 26/10, a partir das 7h, auditório do CREA-MG - Avenida Álvares Cabral, nº 1.600, Bairro Santo Agostinho. Já o Teste de Integridade sem Biometria, em 6 e 27/10, às 17h no auditório do CREA-MG - Avenida Álvares Cabral, nº 1.600, Bairro Santo Agostinho. O Teste de Integridade com Biometria, em 6 e 27/10, de 7h às 17h, no auditório da Escola Estadual Pandiá Calógeras- Praça Carlos Chagas, nº 35, Bairro Santo Agostinho.
Eleições
Nas eleições deste ano, serão eleitos prefeito, vice-prefeito e vereadores em todos os municípios da circunscrição de Minas Gerais. No município de Belo Horizonte haverá, ainda, consulta popular por meio de Referendo relativo à ratificação ou não da alteração da bandeira da capital do Estado, aprovado pela Resolução TRE-MG nº 1.281, de 1º de julho de 2024.