Presidente do TRT-MG é homenageado no Dia de Minas Gerais
No último domingo (16/7), o desembargador Ricardo Mohallem esteve entre as 50 personalidades que se destacaram na defesa dos ideais do Estado e foram agraciadas com a Medalha Comemorativa do Dia do Estado de Minas Gerais. A solenidade foi conduzida pela 3ª vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, que representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho.
A data marca o Dia de Minas Gerais, com a transferência provisória da capital Belo Horizonte para Mariana, que é o município mais antigo do Estado e comemorou 327 anos. Como oradora oficial, a desembargadora Ana Paula Caixeta falou em nome de todos os homenageados, ressaltando os fundamentos da data não apenas como celebração da cultura do estado, mas também da capacidade de superação e união do povo mineiro.
Agradecimentos
O desembargador Ricardo Mohallem foi convidado a fazer um pronunciamento na cerimônia e iniciou sua fala citando ser " um privilégio de poder pisar no ferruginoso solo da antiga Vila do Carmo, sobre o qual, repousa um patrimônio histórico deslumbrante… Mariana representa o embrião das Minas Gerais que hoje conhecemos…" Ele lembrou o enorme patrimônio cultural e religioso guardado na história de Mariana e ainda, lembrou as dores, dificuldades, e frustração da difícil tragédia ocorrida em Mariana, mas não impossível de ser superada. Mohallem defendeu um comprometimento ético de toda a sociedade, "das forças empreendedoras, para que o façam com ética e respeito à vida humana e animal e à natureza, permitindo assim que as riquezas minerais sejam frutuosas em todos os sentidos, e não motivo de frustração". Leia na íntegra o pronunciamento do presidente do TRT-MG.
Dia de Minas
A Lei nº 7.561 consagrou o 16 de Julho como o Dia do Estado de Minas Gerais, em 19 de outubro de 1979, no art. 256 da Constituição mineira. A redação original do artigo definia o Dia de Minas Gerais como data cívica do estado, além de definir sua celebração anual na cidade de Mariana, com transferência simbólica da capital para o referido município e assim tem sido feito desde então.
Fotos: Cecília Pederzoli / TJMG.