Você está aqui:

Primeiro Cejusc-JT do interior de MG é inaugurado em Montes Claros

publicado: 14/02/2025 às 19h35 | modificado: 14/02/2025 às 21h36
Resumo em texto simplificado

A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, inaugurou o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) em Montes Claros, visando promover a conciliação nas relações trabalhistas. A cerimônia foi marcada pela união de magistrados, advogados, servidores e autoridades locais. O Cejusc busca resolver conflitos trabalhistas de forma rápida e eficaz, com a previsão de realizar 60 audiências mensais na nova unidade, visando à redução do volume de processos na região.

Saiba mais sobre esta iniciativa

A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, inaugurou, na tarde desta sexta-feira (14/2), o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) de Montes Claros, região norte de Minas Gerais. A iniciativa reforça o compromisso estratégico da administração em promover a conciliação e a pacificação social nas relações trabalhistas.

A solenidade foi prestigiada por autoridades, magistrados, advogados, servidores, imprensa e pela população. Após o Hino Nacional, executado pela Banda do 10º Batalhão da Polícia Militar, houve o descerramento da placa de inauguração e o corte simbólico da fita, marcando oficialmente a abertura do primeiro Cejusc trabalhista do interior mineiro. Em seguida, foi realizada uma bênção pelo padre Harlley Caldeira Mourão, da Paróquia São Pedro Apóstolo.

Descerramento da placa de inauguração do Cejusc-JT/Montes Claros

Em seu discurso, a presidente Denise Alves Horta agradeceu a presença de todos e destacou a importância da interiorização dos Centros de Conciliação. “A interiorização é uma conquista social relevante e necessária, e a cidade de Montes Claros é um polo fundamental do Estado, de alto desempenho segundo os critérios e indicadores que compõem o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)”, afirmou. Ela também elogiou os magistrados e servidores locais pela alta performance e capacitação, e expressou confiança no sucesso da unidade. A desembargadora ainda anunciou que o TRT-MG inaugurará mais três Cejuscs no interior ao longo deste ano.

Motivo de celebração

Para o presidente da 11ª subseção da OAB-MG, Herbert Alcântara, a criação do Cejusc " é um projeto relevante que potencializa a resolução de conflitos e, por isso, é muito bem-vindo, especialmente para a advocacia trabalhista. Um serviço que vai beneficiar a todos”, comemorou. 

Presidente da 11ª subseção da OAB-MG, Herbert Alcântara, discursa na cerimônia de inauguração

Já o 1º vice-presidente do TRT-MG, desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, coordenador regional da Comissão de Efetividade da Execução Trabalhista  e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (NUPEMEC), disse que “esse encontro demonstra bem o entrosamento do Judiciário com os demais poderes e setores da sociedade montesclarense. O Cejusc-JT é de fundamental importância e uma oportunidade para uma resolução pacífica dos conflitos. O melhor caminho, mais célere e eficiente, é quando as próprias partes resolvem o dilema”. O magistrado ainda completou: “Montes Claros será um laboratório, um teste, temos um time de juízes unidos de primeira categoria. Contamos com a colaboração de todos vocês e temos certeza de que será um empreendimento próspero”, concluiu.

O prefeito da cidade, Guilherme Guimarães, também se pronunciou e agradeceu o privilégio de receber o 1º Cejusc-JT do interior. “A energia do conflito impede avanços. A mediação traz harmonia e demonstra a evolução da sociedade. Estamos em um momento promissor com o mercado de trabalho local em crescimento e não podemos deixar de ter nenhum direito garantido pela Constituição aos nossos trabalhadores”, destacou. 

Estrutura e pauta

O Cejusc-JT/Montes Claros está instalado no 3º andar do Fórum Trabalhista local e conta com uma sala equipada para a realização de audiências de mediação. A estrutura proporciona um ambiente confortável e propício para as partes chegarem a um acordo.

A unidade contará com dois juízes supervisores e um juiz coordenador. Três servidores conciliadores, formados pela Escola Judicial do TRT-MG, utilizarão técnicas avançadas de mediação, mostrando às partes que chegar a um consenso por meio do diálogo pode ser mais rápido e vantajoso do que um processo judicial. 

As primeiras audiências no Cejusc-JT/Montes Claros serão realizadas na próxima terça-feira (18/2), com 12 processos em pauta. O juiz Júlio César Cangussu Souto, coordenador da unidade, explicou que, inicialmente, serão realizadas 60 audiências por mês. “À medida que o nosso Cejusc for se estruturando, aumentaremos a pauta. Temos também uma chefe de gabinete de apoio que ficará por conta de incluir os processos para a conciliação, expedir as notificações e realizar os trâmites burocráticos e administrativos, entre outras atividades”, acrescentou Cangussu.

Entre outras razões para a criação do Cejusc-JT Montes Claros, o juiz ressaltou que foi levado em consideração o enorme volume de processos da jurisdição, totalizando 12.796 processos nas três varas do trabalho do município em 2024.

Juiz Júlio César Cangussu Souto, coordenador da unidade, fala para magistrados e demais autoridades

Cultura da conciliação

O principal objetivo do Cejusc é permitir que as partes resolvam seus conflitos por meio da conciliação e mediação, antes mesmo de ingressarem na Justiça pelo meio processual. A cultura de valorização da autocomposição tem sido destaque no TRT-MG, através do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos (Nupemec), coordenado pelo desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira.

Compete à nova unidade atuar na conciliação e mediação dos conflitos trabalhistas individuais ou coletivos, inclusive pré-processuais, nas demandas de 1º grau em sua jurisdição. 

Presenças

Representaram o TRT-MG na cerimônia de inauguração os seguintes magistrados: a presidente Denise Alves Horta; o 1º vice-presidente Sebastião Geraldo de Oliveira; o juiz auxiliar da Presidência Renato de Paula Amado; o juiz Júlio César Cangussu Souto, titular da 2ª Vara do Trabalho de Montes Claros e juiz diretor do Foro; os juízes Rosa Dias Godrim e Neurisvan Alves Lacerda, respectivamente titulares da 1ª e 3ª  Varas do Trabalho de Montes Claros; e o juiz substituto Sérgio Silveira Mourão. Vale destacar que servidores do Foro e das três varas do trabalho da cidade participaram da solenidade. 

Magistrados celebram inauguração do Cejusc-JT/Montes Claros

Servidores e magistrados se reúnem na inaguração do Cejusc-JT/Montes Claros

Também estavam presentes ao evento o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais, Arlélio de Carvalho Lage; o delegado da Receita Federal do Brasil em Montes Claros, auditor-fiscal Filipe Araújo Florêncio; o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães; a procuradora seccional da União em Montes Claros, Karina Porto Bragio; e diversas outras autoridades.

Veja a galeria de fotos.

Visualizações: