Você está aqui:

Primeiro Encontro de Cooperação Judiciária é encerrado com apresentação de resultados

publicado: 10/10/2025 às 18h05 | modificado: 10/10/2025 às 20h25

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

O Primeiro Encontro de Cooperação Judiciária em Minas Gerais foi encerrado com um workshop sobre a atuação do Comitê Executivo Estadual, reunindo magistrados e servidores para discutir políticas e resultados da cooperação entre os tribunais. O evento contou com apresentações, debates em subcomitês e falas de destaque, como a do desembargador Antônio Gomes de Vasconcelos.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Foi encerrado, nesta sexta-feira (10/10), o 1º Encontro de Cooperação Judiciária, com a realização do workshop “Atuação e Perspectivas do Comitê Executivo Estadual de Cooperação Judiciária em Minas Gerais”. O evento, iniciado na quarta-feira (8/10), foi promovido pelo Subcomitê das Escolas Judiciais dos Tribunais Signatários do Comitê Executivo Estadual de Cooperação Judiciária em Minas Gerais (CECJ-MG). Participaram da iniciativa as escolas judiciais dos tribunais mineiros: Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal Regional Federal (TRF), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal de Justiça Militar (TJM) e Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) — este último, anfitrião do encontro.

Um dos destaques do dia foi o discurso do desembargador Antônio Gomes de Vasconcelos, supervisor do Núcleo de Cooperação Judiciária do TRT-MG, reconhecido como um entusiasta da cooperação entre os órgãos do Judiciário, e que também compôs o painel II (Cooperação judiciária como estratégia de administração da justiça), realizado na quinta-feira (9/10).

-
Na quinta-feira (9/10), a juíza do TJMG Marcela Novais; o procurador do RJ, Antônio do Passo Cabral; e o desembargador do TRT-MG, Antônio Gomes de Vasconcelos, durante palestra no 1º Encontro de Cooperação Judiciária

Apresentação de resultados

A programação de encerramento, realizada na Escola Judicial Edésio Fernandes, do TJMG, em Belo Horizonte, reuniu magistrados e servidores da Justiça mineira. A abertura ficou a cargo do desembargador Fernando Galvão, do TJMMG, um dos coordenadores do evento.

Em seguida, foi realizada uma reunião de trabalho entre os Núcleos de Cooperação Judiciária dos tribunais signatários, com o objetivo de apresentar as políticas de cooperação implementadas por cada núcleo, bem como discutir os objetivos, alcance e limites das competências do CECJ-MG, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo próprio Comitê Estadual.

Na etapa final, os participantes se reuniram em subcomitês para debater temas específicos, culminando em uma plenária de apresentação dos resultados, conduzida pelos respectivos coordenadores, entre eles, o Subcomitê das Escolas Judiciais, coordenado pelo 2º vice-presidente do TRT-MG, desembargador Emerson José Alves Lage; e o Subcomitê de Cooperação para Inovação, coordenado pela desembargadora Jaqueline Monteiro de Lima, também do Tribunal Trabalhista.

-
Desembargadora Jaqueline Monteiro de Lima coordenou um dos Subcomitês

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br