Programa de Combate ao Trabalho Infantil abre mês das crianças com contação de histórias
Foi aberto o mês das crianças, na sexta-feira (6/10), no edifício-sede do TRT-MG, em evento organizado pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem em parceria com o Centro de Memória/Escola Judicial, que recebeu alunos da Escola Municipal Hebert José de Sousa para atividades educativas relacionadas à literatura e História.
A recepção foi feita desembargador Fernando Rios Neto, corregedor do TRT-MG, que deu boas vindas aos estudantes e expressou, também em nome do presidente do tribunal, desembargador Ricardo Mohallem, a satisfação em recebê-los. Em seguida, a desembargadora Jaqueline Monteiro de Lima, gestora regional do Programa, trouxe a curiosidade que o Brasil foi o pioneiro no dia das crianças e salientou que a obrigação de crianças e adolescentes é estudar e brincar, sendo respondida em coro pelos alunos.
As crianças ouviram atentamente a uma contação de histórias feita pelo escritor Ricardo Rachid, secretário de pagamento do TRT-MG, pela juíza aposentada Denízia Vieira Braga e pelo poeta, escritor e membro titular da academia brasileira de cordel Henrique Olegário, servidor aposentado do TRT-MG. O cordelista cantou junto aos estudantes, oportunidade na qual apresentou o instrumento chamado rabeca, ao som do qual recitou trovas e ensinou conceitos como rimas e xilogravura. Ricardo leu uma poesia de cordel e fez charadas com as crianças. Por fim, junto à Denízia, apresentou de maneira interativa trechos de seu livro “Revolução das Letras”, cuja provocação final é que os estudantes a façam sua própria revolução.
Após ouvirem as histórias, os alunos fizeram um intervalo para o lanche e retornaram para um jogo de memória sobre a história da Justiça do Trabalho e participaram de uma audiência simulada conduzida pela desembargadora Juliana Vignoli Cordeiro.
Também estiveram presentes a juíza Cristiana Soares Campos, também do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, o presidente da Asttter, Cassius de Magalhães Drummond, a desembargadora Maria Íris da Silva Malheiros, a juíza aposentada Maria de Lourdes Gonçalves e a servidora Vitória Macedo Linhares Salgado que também atua no Programa.