Reunião do Programa Descubra reúne representantes do TRT-MG e de outras instituições
Representantes de instituições públicas e TRT-MG participaram, na última sexta-feira (5/7), de uma reunião bimestral para apresentação das ações de 2024 do Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra! O programa é resultado de uma cooperação interinstitucional inédita que congrega esforços de onze órgãos e instituições federais, estaduais e municipais. Estiveram presentes à reunião, representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e do TRT-MG.
Na pauta da reunião, foram abordadas possíveis formas para que o Descubra tenha mais ligações com as políticas assistenciais do estado e para ampliá-lo de modo a incluir jovens acima de 18 anos. O objetivo desta inclusão é afastá-los de uma trajetória de delinquência, sobretudo quando ligada à questão do tráfico de drogas, uma vez que o programa promove o acesso de adolescentes e jovens, em condição de vulnerabilidade social, a projetos de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional.
Durante a reunião, o promotor de justiça Márcio Oliveira, gestor do Descubra no MPMG, destacou a disponibilidade dos gestores regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em relação ao Descubra. Oliveira ainda ressaltou o empenho do juiz titular da 4ª VT de Betim, Fernando Rotondo, gestor regional do Descubra na cidade metropolitana. O Programa de Combate ao Trabalho Infantil foi representado pelo servidor Guilherme Resende, do Núcleo de Apoio a Projetos Institucionais .