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Programa Trabalho Seguro participa de lançamento de cadernos técnicos do CEFET-MG

publicado: 04/08/2023 às 15h43 | modificado: 04/08/2023 às 17h46

O CEFET-MG lançou, nesta quinta-feira (3), no auditório do campus Nova Suíça (BH), três cadernos técnicos sobre o “Impacto do ônibus urbano na saúde da equipe de bordo”, estudo desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Engenharia de Transportes (DET) e financiado pelo Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG).

 Esteve presente no evento a gestora regional do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes junto ao Tribunal Regional do Trabalho em Minas Gerais (TRT-MG) e juíza do Trabalho, Ângela Rogêdo, que falou sobre a necessidade política do incremento na segurança física e emocional dos profissionais do transporte urbano. “Esse estudo é muito importante, pois busca proteger a saúde do trabalhador e isso traz impactos para os cidadãos de forma geral”, acrescentou.

O diretor-geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos, destacou os resultados da pesquisa, fruto de um trabalho longo e de uma equipe múltipla, e que pode trazer benefícios para a vida dos profissionais do transporte coletivo urbano. “Os cadernos técnicos são consequência de um processo de pesquisa que chega ao fim. Esperamos dar sequência ao estudo levando a pauta para o âmbito político”, destacou.

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Na foto, da esquerda para a direita: o diretor-geral do CEFET-MG, Flávio Santos; a juíza Ângela Rogêdo; a procuradora Elaine Nassif; e o professor do DET Renato Ribeiro. Foto: Júlio Sardinha (CDCOA / SECOM /CEFET-MG).

Na sequência, a procuradora do Trabalho Elaine Nassif, uma das coordenadoras do projeto, também enfatizou a importância da sensibilização do poder público (prefeitos, vereadores e deputados) para as condições de trabalho dos agentes de bordo. “Para proteger a saúde desses profissionais, a frota dos veículos deve contar com motores traseiros, ao invés de dianteiros, que emitem calor e geram um alto volume de som, prejudicial à audição. Além disso, o piso de acesso aos veículos deve ser mais baixo para evitar problemas articulares e favorecer a acessibilidade”, pontuou.

O professor Renato Ribeiro, do DET, que também coordenou o estudo, agradeceu os parceiros do projeto: MPT-MG, TRT-MG, Fundação CEFETMINAS, direção-geral do CEFET-MG – “que acreditou no potencial de inovação da parceria” – e a toda a equipe do projeto.

Fonte: SECOM / CEFET-MG. 

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