Você está aqui:

Projeto Solidariedade Literária é apresentado no Conselho Estadual de Criminologia e Política Criminal

publicado: 29/07/2024 às 16h56 | modificado: 02/08/2024 às 11h29
Resumo em texto simplificado

O Bibliotecário do TRT-MG Bruno Taunay Gripp Mota apresentou o projeto Solidaridade Literária da Biblioteca da Escola Judicial do TRTMG com a colaboração da servidora e psicóloga Luciana Xavier Passeado,  em uma sessão plenária do Conselho Estadual de Criminologia e Política Criminal em Belo Horizonte. O projeto, que visa doar livros de literatura para organizações que atendem grupos vulneráveis, foi bem recebido e discutiu-se uma possível parceria com o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen). Em 2023, por exemplo, livros foram doados para o Presídio Feminino de Vespasiano, e a doação incluiu também livros infantis distribuídos aos participantes. Além disso, são promovidas palestras e atividades culturais focadas no trabalho. O projeto busca levar literatura e esperança para locais sem acesso a livros, beneficiando crianças e adultos em vulnerabilidade social, e desde 2016, já realizou oito edições, atendendo centenas de pessoas e doando mais de 1500 obras na Grande Belo Horizonte, com apoio de magistrados e servidores.

Saiba mais sobre esta iniciativa

O servidor do TRT-MG Bruno Taunay Gripp Mota, bibliotecário, apresentou recentemente o projeto Solidaridade Literária da Biblioteca da Escola Judicial do Tribunal, com a colaboração da servidora e psicóloga Luciana Xavier Passeado. O projeto, realizado por meio de campanha de doação de livros de literatura para organizações ou instituições que atendem a grupos de alta vulnerabilidade social foi exposto em sessão plenária do Conselho Estadual de Criminologia e Política Criminal, no Palácio da Justiça, em Belo Horizonte.  

foto de Luciana Passeado usando roupa preta e gesticulando em sua fala

A psicóloga do TRTMG, Luciana Passeado e o bibliotecário, Bruno Taunay Gripp Mota

Segundo Passeado, o projeto foi muito bem recebido pelo Conselho e foi discutida a possibilidade de estabelecer parceria entre a Biblioteca do TRT-MG, ligada à Escola Judicial, e o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen). Em, 2023, por exemplo, os livros foram doados para o Presídio Feminino de Vespasiano, vinculado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais. Em todos os casos, os livros são utilizados para a implementação do acervo da biblioteca do local. No evento de entrega, além da doação para a instituição, são distribuídos livros infantis para todos os participantes. A ideia é que esses livros cheguem até os filhos, netos, sobrinhos, ou qualquer criança com a qual a pessoa tenha contato. Também são promovidas palestras e atividades culturais. Em todas as atividades é dada especial atenção ao tema do trabalho. 

O objetivo do projeto é levar literatura e esperança a locais desprovidos de acesso a livros, beneficiando crianças e adultos em situação de vulnerabilidade social. Por meio da leitura, indivíduos têm a oportunidade de ampliar seus horizontes, refletir sobre suas experiências e imaginar novas possibilidades para o futuro. Esse acesso pode fortalecer a autoestima, estimular o pensamento crítico e proporcionar momentos de escape e introspecção, fundamentais para a construção de uma nova identidade e a reintegração social. 

foto dos integrantes do Conselho Estadual de Criminologia e Política Criminal sentados em mesa durante reunião

Resultados

Desde o início das atividades em 2016, foram organizadas e realizadas oito edições do projeto. O projeto atendeu centenas de alunos e pessoas em privação de liberdade, oferecendo acesso à literatura e às atividades culturais. Além disso, mais de 1500 obras foram doadas ao longo das edições em diversas regiões da Grande Belo Horizonte. Centenas de magistrados e servidores fizeram doações, demonstrando o apoio e comprometimento com a causa. 

Visualizações: