Projeto Verde Mais fecha o ano com plantio de 100 mudas de árvores em Nova Lima
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
O Projeto Verde Mais, do TRT-MG, realizou sua quinta edição com o plantio de 100 mudas de árvores em Nova Lima para compensar a emissão de gases de efeito estufa. A iniciativa, lançada pela presidente do TRT-MG e pelo secretário de meio ambiente municipal, visa o reflorestamento, educação ambiental e conscientização.
Saiba mais sobre esta iniciativaA presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, e o secretário de meio ambiente da Prefeitura de Nova Lima, Gabriel Coutinho, deram início ao plantio de cem mudas de árvores, na manhã desta terça-feira (09/12), no bairro Oswaldo Barbosa Pena II. Trata-se da quinta edição do Projeto Verde Mais do TRT-MG, que já foi responsável por plantar árvores em Lagoa Santa, no Colégio Militar de Belo Horizonte, em Sabará e em Betim. O objetivo é compensar a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa por meio de ações de reflorestamento. Das 100 mudas incluídas nesta edição do projeto, 30 serão plantadas no local do evento, em frente à sede da Defensoria Pública do Estado. O evento que marcou o início do plantio a ser realizado em canteiros de avenidas do município ficou registrado com o descerramento de uma placa.
“Em um momento em que os países não conseguem cumprir a meta de redução da emissão de carbono, torna-se ainda mais necessário investir no reflorestamento”, destacou a presidente do Tribunal.
A parceria com a Prefeitura de Nova Lima conta com a participação da organização não governamental Circo de Todo Mundo, que irá envolver crianças nas atividades de plantio para disseminar a conscientização sobre a importância de cuidado com o meio ambiente. Também apoiam a iniciativa a Associação dos Servidores do Tribunal do Trabalho da Terceira Região (Asttter) e o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob).

Também participaram da atividade o juiz auxiliar da Presidência Renato de Paula Amado; a assessora chefe da Diretoria-Geral do TRT-MG, Fernanda Melo Costa Paschoalin; a chefe do Núcleo de Gestão Sustentável e Inclusão, Júnia Paula Fernandes de Oliveira; o assessor de relações institucionais do TRT-MG, Paulo Haddad, e o presidente da Asttter, Cassius Vinícius Bahia de Magalhães Drummond.
Importância do reflorestamento
“Uma árvore representa a esperança de um mundo mais verde, com o ar que respiramos mais puro, de uma cidade mais humana e de cidadãos mais conscientes”, afirmou a representante da Justiça Trabalhista mineira, que elogiou a atual gestão à frente do município por estar engajada com a melhoria das condições de vida no planeta.
A presidente do TRT apresentou o Projeto Verde Mais como uma missão de engajamento, educação e preservação que nasce da crença de que pequenas ações podem gerar grandes transformações. Trata-se de uma iniciativa que compartilha objetivos que têm sido foco de preocupação da Organização das Nações Unidas (ONU), tanto na Agenda 2030, como na recente Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
Futuro da parceria
O secretário do município também mencionou o caráter simbólico do plantio promovido no contexto da COP 30, realizada em novembro. Na conferência, como lembrou o representante do Executivo local, debateu-se o futuro do nosso planeta e o compromisso das nações para descarbonizar políticas públicas de mobilidade e reduzir os combustíveis fósseis. Ele elogiou a dedicação do secretário de relações institucionais do TRT-MG, Paulo Haddad, que de forma incansável empenhou-se para implementar a iniciativa no município. Disse ter certeza de que Nova Lima continuará com essa parceria e completou: "Saibam que vocês não têm um parceiro, vocês agora têm amigos em defesa do meio ambiente do planeta".