Ricardo Marcelo Silva é empossado desembargador do TRT-MG por merecimento
Tomou posse no cargo de desembargador do TRT-MG pelo critério de merecimento, na tarde desta sexta-feira (3), em solenidade realizada na sede do tribunal, o então juiz titular da 41ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, Ricardo Marcelo Silva. O evento foi transmitido ao vivo e pode ser visto na íntegra no canal oficial da instituição no YouTube.
O presidente do TRT-MG, desembargador Ricardo Antônio Mohallem, fez a abertura da solenidade e relembrou a trajetória do novo desembargador em Conceição do Mato Dentro, onde morava com seus pais desde a infância. “Nós temos uma relação de irmandade há muitos anos e, inclusive, o novo colega já me substituiu em meu gabinete muitas vezes. Bem-vindo a essa corte e continue a fazer o bem, bem”, destacou.
Em seguida, o novo desembargador fez a leitura do termo de compromisso e a secretária-geral da Presidência, Ludmila Pinto da Silva, fez a leitura do termo de posse. O empossado ainda foi condecorado pelo presidente do TRT-MG com a Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Ari Rocha, na categoria Grã-Cruz.
Antes de passar a palavra ao empossado, a filha dele, Júlia Mata Silva, fez uma surpresa e concedeu um depoimento, de forma telepresencial, direto da Itália, onde atualmente estuda. Ela disse que o valor do trabalho é inerente ao pai. “Tenho ótimas lembranças da infância, porque meu pai encheu a nossa casa de livros, música e cultura e me ensinou o valor do trabalho honesto e que o maior bem que ele poderia me deixar em vida era o conhecimento. E hoje, com o coração cheio de saudade, venho fazendo o que ele me ensinou. É uma alegria sem tamanho ver meu pai sendo reconhecido com a nomeação”, afirmou.
Após a homenagem, o agora desembargador Ricardo Marcelo Silva citou o poema I Juca Pirama, de Gonçalves Dias, louvando as tribos indígenas e avisando que poderia se emocionar em algum momento, como o fez, ao citar os pais já falecidos, em sinal de agradecimento, com os quais aprendeu o valor do trabalho e do conhecimento. Também fez questão de agradecer a todos com quem trabalhou, aos familiares e aos que contribuíram em sua trajetória.
“Aos trabalhadores e empregados, prometo cumprir com rigor o meu juramento que acabei de proferir. Vou julgar com base na Constituição e nas leis da República, fazendo um julgamento justo e isento”, concluiu.
Além do presidente do TRT-MG, compuseram a mesa de honra o desembargador Fernando Rios Neto (corregedor do TRT-MG); o presidente do TRT18, desembargador Daniel Viana Júnior; o desembargador Manoel Barbosa da Silva (vice-corregedor do TRT-MG); o desembargador do TJMG, Danton Soares Martins; o procurador-chefe do MPT em Minas Gerais, Arlélio de Carvalho Lage; o diretor do Foro Trabalhista de Belo Horizonte, juiz Márcio Zebende; e o presidente da Amatra3, juiz Jésser Gonçalves Pacheco. Também prestigiaram a solenidade magistrados, servidores, advogados, familiares e amigos do empossado.
> GALERIA DE FOTOS
Fotos: Leonardo Andrade