Você está aqui:

Rumo ao futuro: colaboradora do Tribunal comemora oportunidades e novo espaço

publicado: 19/12/2025 às 14h45 | modificado: 19/12/2025 às 16h17

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

Marli Maria Marques do Nascimento, que iniciou sua trajetória no TRT-MG como faxineira, hoje atua como recepcionista no Gabinete da Presidência, após uma oportunidade que transformou sua vida profissional. A emoção marcou a inauguração da quinta sala destinada aos prestadores de serviço terceirizados, criada para oferecer conforto, integração e dignidade aos colaboradores. A iniciativa reforça o compromisso da gestão do Tribunal com a valorização e o reconhecimento desses profissionais.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Marli Maria Marques do Nascimento, 48 anos, é recepcionista do TRT-MG. Casada, é mãe de Rayane Maria, de 27 anos, estudante de Direito, e de Lauanda Maria, 25 anos, que sonha em seguir a carreira de professora. Em 2013, Marli iniciava sua trajetória no Regional mineiro atuando como faxineira. Neste ano, uma nova oportunidade transformou sua história: hoje, ela trabalha como recepcionista no Gabinete da Presidência, a convite da atual presidente do Tribunal, desembargadora Denise Alves Horta. “Esse gesto só me faz acreditar que a vida pode melhorar — e muito. A gente só não pode perder a fé. O Tribunal tem pessoas boas, que acreditam na gente”, afirmou, emocionada.

-

Desde que assumiu o novo posto, Marli, que concluiu o ensino médio, tem buscado se capacitar continuamente e já realizou cursos profissionalizantes. Ela reconhece que sua vida e a de sua família mudaram para melhor ao longo do último ano e demonstra gratidão à magistrada e ao TRT mineiro. “Estou estudando, crescendo cada vez mais. No ano que vem, quero fazer outros cursos, talvez até uma faculdade, quem sabe psicologia ou secretariado. Sou muito agradecida pelo que a desembargadora Denise Alves e o Tribunal fizeram por mim. O que a gente precisa é de oportunidade”, contou.

Sala dos colaboradores

A emoção de Marli marcou também a inauguração da sala destinada aos prestadores de serviço terceirizados do TRT-MG, realizada na manhã desta sexta-feira (19/12), no edifício anexo à sede do Tribunal, na avenida Getúlio Vargas, 225, bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Esta foi a quinta sala voltada aos terceirizados inaugurada nos últimos dois meses. Antes, já haviam sido entregues espaços semelhantes nos prédios das ruas Curitiba, Paracatu, Desembargador Drumond e Goitacazes.

-

O novo ambiente foi planejado para oferecer aos colaboradores do Tribunal um local adequado para descanso, integração e refeições, promovendo mais conforto e bem-estar no cotidiano de trabalho. Para Antônio Cleiton, operador de carga, a iniciativa representa reconhecimento. “Essa gestão tem olhado muito para o nosso lado. Com certeza, essa sala vai ser um espaço bacana para todos nós, terceirizados”, afirmou.

Zulmira Alves, contínua (apoio administrativo) do TRT-MG, compartilha da mesma percepção. “Esse espaço representa bem-estar, comodidade e conforto para que possamos trabalhar com mais felicidade”, disse.

Placa e faixa

A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, realizou o descerramento da placa e o corte da faixa, simbolizando a inauguração do novo espaço. Para a magistrada, a entrega reafirma a valorização dos prestadores de serviço, uma marca de sua gestão, que se encerra em 31 de dezembro deste ano.

-
A diretora-geral Patrícia Helena dos Reis e a presidente do TRT-MG, Denise Alves Rocha descerram a placa pra marcar a inauguração da sala dos prestadores de serviço

“No serviço público, a concretização de projetos é sempre desafiadora. Embora nosso desejo fosse fazer ainda mais, conseguimos entregar estas salas, pensadas para garantir dignidade e conforto. Esperamos que esses espaços contribuam de forma significativa para os momentos de descanso e convivência de vocês”, destacou.

A presidente também reiterou o reconhecimento ao trabalho desempenhado pelos terceirizados ao longo dos anos. “Vocês atuam nos bastidores, garantindo a organização e o cuidado com os espaços para que todos encontrem ambientes limpos e acolhedores, em todos os turnos. A atuação de vocês nos gabinetes, nas salas de audiência, no primeiro grau e nas sessões administrativas é essencial para o funcionamento deste Tribunal”, avaliou.

Homenagem

Atualmente, o TRT-MG conta com cerca de 600 prestadores de serviço terceirizados, sendo mais da metade lotada em Belo Horizonte. Para a secretária de Gestão de Serviços e Terceirizados, Solange Coimbra, o projeto das salas é resultado de um esforço contínuo, iniciado em gestões anteriores e concretizado com o apoio da atual administração.

Representando os terceirizados, a recepcionista Silvânia Cibele Batista Monteiro prestou uma homenagem à desembargadora Denise Alves Horta. “Desde que assumiu a presidência, a primeira preocupação da senhora foi saber o que poderia ser feito para melhorar a vida dos terceirizados. A senhora não só nos ouviu como colocou em prática, tudo que lhe era possível fazer”.

Veja galeria de fotos.

-

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br