Visita guiada e audiência simulada encerram Semana de Erradicação do Trabalho Infantil
Os eventos da Semana de Erradicação Trabalho Infantil chegaram ao fim nesta quinta-feira (13/6), no edifício-sede do TRT-MG. Alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Professora Francisca Malheiros participaram de atividades lúdicas e visita mediada à Exposição Trabalho e Cidadania.
Os estudantes também conheceram a juíza titular da 1ª Vara do Trabalho de Itabira, Luciana de Carvalho Rodrigues, que se apresentou aos jovens e discursou sobre a importância do letramento racial: a consciência para reconhecer, criticar e combater atitudes racistas. Na ocasião, a magistrada também deu a palavra a seu pai, José Elisiário Rodrigues, que revelou a origem simples de sua família, descendente de pessoas escravizadas.
“Para sair dessa condição de pobreza, que se perpetuava durante gerações, só à base de muito estudo. Eu sonhava em mudar a vida da minha família, sempre me dediquei muito à educação e, alguns anos depois, eu fui aprovada na faculdade que meu pai ajudou a construir como servente de pedreiro: a Faculdade de Direito da UFMG”, contou a magistrada. Por fim, a juíza promoveu uma audiência simulada sobre um caso de trabalho doméstico em que alguns alunos atuaram como reclamante, reclamado, advogados, testemunha e informante.
A Semana
A iniciativa da Semana, uma edição temática do Programa Justiça e Cidadania, é da Gestão Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com o Centro de Memória/Escola Judicial do TRT-MG. Entre os dias 10 e 13/6, o evento alcançou mais de 100 alunos de escolas públicas de Belo Horizonte, entre elas Escola Municipal Belo Horizonte, Escola Municipal Carmelita Carvalho Garcia, Escola Estadual Rose Haas Klabin e Escola Estadual Professora Francisca Malheiros.