Você está aqui:

Setembro amarelo: TRT-MG promove palestra de prevenção ao suicídio e ilumina prédio

publicado: 05/09/2024 às 21h08 | modificado: 05/09/2024 às 21h08
Resumo em texto simplificado

O TRT-MG, através da Secretaria de Saúde e em parceria com os programas SaudavelMENTE, Trabalho Seguro e o Subcomitê de Atenção Integral à Saúde, promoveu em 5 de setembro a palestra “Prevenção ao Suicídio: cuidado e atenção à vida”, ministrada pelo professor Humberto Corrêa. O evento foi direcionado a magistrados, servidores e estagiários, abordando o impacto cultural do suicídio, o luto dos sobreviventes e a necessidade de tratamento pós-suicídio. O professor ressaltou a importância de trabalhar a esperança com potenciais suicidas e destacou que a prevenção inclui o treinamento de profissionais de saúde, programas educacionais e o tratamento eficaz da depressão.

Saiba mais sobre esta iniciativa

O TRT-MG, por meio da Secretaria de Saúde/Seção de Assistência Psicológica, em parceria com os Programas SaudavelMENTE, Trabalho Seguro e com o Subcomitê de Atenção Integral à Saúde, promoveu, na tarde desta quinta-feira (5/9), a palestra “Prevenção ao Suicídio: cuidado e atenção à vida”, ministrada pelo professor de psiquiatria Humberto Corrêa. O evento ocorreu no plenário do 8º andar do edifício-sede e foi voltado a magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do TRT-MG.

Em sua palestra, o professor destacou que o suicídio era visto de diferentes maneiras entre as culturas antigas e que o luto de quem fica, chamado de sobrevivente, é muito difícil. "Oitenta e cinco porcento (85%) deles relatam perceber estigma dos que o cercam e muitos se culpam pelo que aconteceu, misturado com vergonha. Tudo que é tabu jogamos pra debaixo do tapete, inclusive na formação curricular dos profissionais de saúde que lidam com essas situações", explicou.

foto do palestrante Humberto Corrêa de perto falando ao microfone

Ele ainda contou que as pessoas impactadas e enlutadas pelo suicídio também precisam de tratamento, o que se chama Pósvenção. Segundo ele, o comportamento suicida é multifatorial e um dos aspectos a serem trabalhados com potenciais suicidas é a esperança. Falou ainda que o tema deve ser tratado de forma diferente entre adolescentes e adultos. "Nunca podemos glamorizá-lo. Os grupos de riscos são jovens, idosos e militares. Um fato observado é que quanto maior a coesão grupal, menor a taxa de suicídio. Por exemplo, em épocas de crises econômicas em que as pessoas ficam mais individualistas, as taxas aumentam, porque há menor coesão social", disse. 

A prevenção passa por treinamento eficiente de profissionais da atenção básica de saúde, restringir acesso a métodos letais, implantar programas escolares de educação sobre o tema, além de tratamento rápido e eficaz contra a depressão, principal causa associada ao suicídio. 

Estatísticas do suicídio

A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, abriu o evento apresentando dados sobre o tema. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo são registrados mais de 700 mil suicídios anualmente. No Brasil, o número chega a 14 mil suicídios por ano, ou 38 por dia. “O suicídio continua sendo uma triste realidade. Embora o índice esteja diminuindo no mundo, nas Américas está crescendo e a maioria dos casos estão ligados a doenças mentais não diagnosticadas ou que são tratadas de forma inadequada. É essencial discutir abertamente o assunto e sem tabus”, afirmou.  

foto da mesa de honra com a presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Horta, sentada ao meio falando ao microfone. A plateia aparece.

A mesa de honra foi composta pela presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta; pela coordenadora do Subcomitê de Atenção Integral à Saúde, desembargadora Maristela Íris da Silva Malheiros; pelo gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Marcelo Pertence; pela vice-coordenadora do Subcomitê de Atenção Integral à Saúde, juíza Ângela Maria Lobato; pela secretária de Saúde do TRT-MG, Fabiana Vasconcelos; pela chefe de Seção de Assistência Psicológica, Malu de Moraes Fonseca e pelo palestrante, professor Humberto Corrêa. 

Prédio do TRT-MG é iluminado

O prédio sede do TRT-MG está iluminado, ao longo de todo este mês, em apoio às ações da campanha “Setembro Amarelo", no intuito de esclarecer e conscientizar sobre o suicídio. Nesta edição, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”. Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como mês internacional de sua prevenção, setembro trata da questão de saúde pública. Desde 2015 no Brasil, a campanha visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, cujo dia mundial de prevenção é 10 de setembro.

foto do edifício-sede do TRT-MG iluminado à noite de amarelo

Veja galeria de fotos

Assistam na íntegra: 

Visualizações: