Jornada mostra que setor de vendas lidera contratações de fim de ano

publicado 18/12/2018 15:21, modificado 18/12/2018 15:21

O Natal é um dos períodos mais aguardados pelos comerciantes. A expectativa de aumento nas vendas gera maiores investimentos em mercadorias, decoração e recursos humanos. A reportagem especial do Jornada destaca as ações executadas por shoppings e lojas para atrair mais clientes e maximizar os lucros.    

Uma das mais importantes iniciativas nessa época é avaliar a necessidade de aumentar a equipe para o período de festas. Para isso, os comerciantes costumam lançar mão das contratações temporárias. A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Assertem) estima que serão criadas por volta de 434 mil vagas em 2018, 10% a mais que no mesmo período do ano passado. Conheça uma rede de calçados que começa a planejar o Natal seis meses antes e uma perfumaria que costuma dobrar o quadro de funcionários nesse período. 

A reportagem mostra ainda de que forma um shopping de Brasília planeja a decoração de fim de ano e quanto é investido na montagem da estrutura de Natal. Veja o relato de uma vendedora que conseguiu emprego temporário após quase dois anos desempregada. Confira também as regras do trabalho temporário e os direitos de quem consegue uma vaga transitória no mercado. Saiba tudo sobre o assunto no Jornada. Acesse o canal oficial do TST no Youtube. 

Outras reportagens

A aposentadoria por invalidez é tema de reportagem do TRT da 5ª Região, com jurisdição na Bahia. Conheça o funcionamento do benefício que é concedido aos cidadãos incapazes de trabalhar de acordo com a perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Confira também o resultado da operação “Pente-fino” do Governo Federal, que convocou mais de 1 milhão de aposentados por invalidez, com menos de 60 anos, para reavaliação dos benefícios por incapacidade. 

Saiba o que é rescisão indireta no quadro “Tá Explicado”. Veja em que situações o empregado está apto a pleitear esse recurso previsto no artigo 483 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A reportagem mostra ainda como diferenciar situações em que há abandono de emprego daquelas em que há o afastamento do trabalhador que solicita o fim do contrato de trabalho. 

O quadro “Trabalha Brasil” mostra como um empresário de Brasília se divide entre um negócio de videomonitoramento e o trabalho de papai Noel em um shopping da capital. A reportagem acompanhou o dia de Olídio Pereira, que acorda cedo para desempenhar as duas funções. Já são 29 anos se vestindo de bom velhinho para alegrar o Natal de crianças e adultos. 

O Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentações às terças-feiras, às 7h; quartas-feiras, às 19h30; quintas-feiras, às 7h; e aos sábados e domingos, às 6h. Assista ao programa a qualquer hora no canal do TST no Youtube

 

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br