Você está aqui:

Mais uma mulher toma posse como desembargadora do TRT-MG

publicado: 06/08/2024 às 18h53 | modificado: 07/08/2024 às 10h17
Resumo em texto simplificado

Nesta terça-feira (6/8), a juíza Sabrina de Faria Fróes Leão tomou posse como desembargadora do TRT-MG, em cerimônia presidida por Denise Alves Horta. Sabrina, promovida por merecimento, ocupará a vaga deixada pela aposentadoria do desembargador Paulo Roberto de Castro. Em seu discurso, destacou os desafios e a importância da equidade de gênero no Poder Judiciário. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e colegas da magistrada.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Nesta terça-feira (6/8), foi realizada, no gabinete da Presidência, solenidade de posse da nova desembargadora do TRT-MG, Sabrina de Faria Fróes Leão. A magistrada foi promovida pelo critério de merecimento em vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Paulo Roberto de Castro.

A presidente da instituição, desembargadora Denise Alves Horta, abriu a cerimônia destacando em seu discurso as qualidades da recém-empossada, bem como a questão da representatividade feminina no Judiciário. “Com o ingresso da juíza Sabrina, nosso Regional terá um terço de mulheres (16 de 49 desembargadores), ainda muito aquém da pretendida equidade. Também enfrentamos os problemas crônicos do quadro reduzido de servidores e do volume crescente de demandas. Mas com certeza a doutora Sabrina saberá administrar, assim como já vem fazendo nos longos anos que substitui no segundo grau. Desse modo, o brilhantismo e a vasta experiência profissional enriquecerão ainda mais os julgamentos deste Tribunal.”

Presidente Denise Alves Horta em pronunciamento durante solenidade de posse

Após assinar o termo de admissão da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Desembargador Ari Rocha, a nova desembargadora foi agraciada pela presidente com a Medalha no Grau Grã-Cruz

Em seu pronunciamento, a empossada enfatizou sua trajetória e os desafios da nova etapa. “Lembro-me, com muito gosto, das primeiras letras e dos primeiros professores em lições que destacaram o certo e o errado, o justo e o injusto. Hoje inicio uma nova caminhada, plena de desafios como desembargadora deste egrégio Regional”.

Desembargadora Sabrina de Faria Fróes Leão em pronunciamento na cerimônia de posse

Sabrina também abordou a questão de gênero mencionada pela presidente. “Estamos avançando na tão sonhada equidade de gênero nos espaços de poder dos órgãos judiciais do país. Podemos e vamos avançar ainda mais, no sentido de reconhecer a capacidade profissional das mulheres, dar visibilidade, valorizar e aumentar a participação feminina no Poder Judiciário”. Para finalizar, a magistrada afirmou: “Estejam certos de que, assim como em toda a minha vida profissional, terei uma dedicação incansável e um compromisso inabalável com a retidão, a busca pela verdade, a justiça e a promoção da paz social”.

Presenças

A solenidade contou com a presença dos desembargadores Emerson José Alves Lage (2º vice-presidente) e Maria Cristina Diniz Caixeta (vice-ouvidora), entre outros magistrados do TRT-MG. Também presentes, o juiz auxiliar da Presidência, Renato de Paula Amado, a juíza Anaximandra Kátia Abreu Oliveira, presidente da Amatra3, a procuradora coordenadora de 1º grau do Ministério Público do Trabalho, Mariana Lamego de Magalhães Pinto, representando o procurador-chefe Arlélio de Carvalho Lage, os ex-presidentes do TRT-MG, desembargadores aposentados Paulo Sifuentes Costa e Antônio Miranda de Mendonça, os integrantes do gabinete militar do tribunal, tenente coronel Bruno D´assunção Coelho e sargento Juliano França Lana, a secretária-geral da Presidência, Ludmila Pinto da Silva, que leu o termo de posse, a diretora-geral, Patrícia Helena dos Reis, além de demais servidores, advogados, familiares e amigos da empossada.

Trajetória

A desembargadora Sabrina de Faria Fróes Leão ingressou na magistratura trabalhista no cargo de juíza do trabalho substituta em 1993, após aprovação em concurso público de provas e títulos. Foi promovida pelo critério de antiguidade para o cargo de juíza presidente da Junta de Conciliação de Julgamento (JCJ) de Ituiutaba, em 1999. Depois removeu-se para a 2ª JCJ de Uberlândia e, posteriormente, às Varas do Trabalho de Formiga, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, 4ª de Betim, novamente Conselheiro Lafaiete, 11ª, 32ª, 10ª, até alcançar a 43ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte.

Veja galeria de fotos.

Visualizações: