TRT-MG apoia campanha Setembro Amarelo
O prédio sede do TRT-MG está iluminado, ao longo de todo este mês, em apoio às ações da campanha “Setembro Amarelo", no intuito de esclarecer e conscientizar sobre o suicídio. Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como mês internacional de sua prevenção, setembro trata da questão de saúde pública. Desde 2015 no Brasil, a campanha visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, cujo dia mundial de prevenção é 10 de setembro.
Além da iniciativa, o TRT-MG, por meio do Programa Trabalho Seguro, promoverá o seminário “Atividades bancárias e adoecimento mental” no dia 29/9, das 9h às 12h no Plenário no 8º andar do edifício-sede. As inscrições serão abertas em breve.
O suicídio é fenômeno complexo influenciado por fatores sociais, pessoais, biológicos e conjunturais e é uma questão de saúde pública. A desinformação é a principal barreira ao auxílio às pessoas que podem estar em risco. Por isso, compartilhar informações é essencial, superando o tabu que envolve a temática.
Segundo a OMS, as taxas de suicídio na região das Américas vêm crescendo. Entre 2000 e 2019, a taxa global diminuiu 36%. No mesmo período, nas Américas, as taxas aumentaram 17%. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente, atrás de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
A cor amarela
Atribuir a cor amarela ao mês de conscientização e prevenção ao suicídio faz referência a um jovem do Colorado (EUA), chamado Mike Emme, que se suicidou aos 17 anos de idade, no dia 8 de setembro de 1994. Mike tinha um Ford Mustang amarelo, conhecido como "Mustang Mike", restaurado e pintado por ele mesmo. O episódio foi o estopim para um movimento importante de prevenção, em que o laço amarelo foi escolhido como símbolo.
Prevenção
Durante o mês de setembro, o Ministério da Saúde divulga uma série de conteúdos sobre a importância da conscientização e do cuidado com a saúde mental, com o slogan: “Se precisar, peça ajuda!”. Informação é o primeiro passo de qualquer tratamento.
O Centro de Valorização à Vida (CVV) é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone (Portal Disque 188), e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso.