TRT-MG apoia campanha Setembro Amarelo

publicado 05/09/2018 17:24, modificado 06/09/2018 01:47

Durante todo o mês, o Projeto SaudavelMENTE, em parceria com o Comitê Gestor Local de Saúde e o Programa Trabalho Seguro, apoia ações da campanha Setembro Amarelo e convida todos os magistrados, servidores e sociedade em geral a participarem da campanha de esclarecimento e conscientização sobre o suicídio, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como mês internacional de prevenção, questão que vem sendo tratada como problema de saúde pública.

Todos devem ficar atentos à programação que será veiculada pelas mídias do TRT-MG. O assunto precisa ser abordado com seriedade para promover a redução do estigma e do preconceito, construindo ambientes favoráveis à busca de ajuda por aqueles que sofrem. 

Estatísticas em nível mundial indicam que mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano, sendo o suicídio a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, são quase 11 mil mortes ao ano e a quarta maior causa de morte entre 15 a 29 anos (65,6% dos óbitos nessa faixa etária são por causas externas – violências e acidentes). 

O suicídio é um fenômeno complexo influenciado por fatores sociais, pessoais, biológicos e conjunturais. A desinformação é a principal barreira ao auxílio às pessoas que podem estar em risco. Por isso, derrubar tabus e compartilhar informações é essencial. 

O Ministério da Saúde (MS) lançou a Agenda Estratégica de Prevenção do Suicídio 2017-2020, reforçando ações preventivas, melhoria de notificações, ampliação e qualificação da assistência. Na gestão do cuidado, o MS amplia acordo de cooperação técnica com o Centro de Valorização da Vida (CVV) através da nova linha telefônica 188 de atendimento gratuito para oito estados brasileiros. 

Acesse o vídeo de divulgação da nova linha telefônica 188. 

Para saber mais, acesse o folheto sobre o assunto.

 

 

 

Visualizações:

Secretaria de Comunicação Social
Seção de Imprensa e Divulgação Interna
imprensa@trt3.jus.br