Você está aqui:

TRT-MG apresenta iniciativas sustentáveis em evento do Poder Judiciário na COP 30

publicado: 14/11/2025 às 20h09 | modificado: 14/11/2025 às 21h49

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

O TRT-MG participou, em Belém (PA), de uma audiência pública durante a 2ª Conferência Internacional de Sustentabilidade no Poder Judiciário, evento ligado à COP-30 e promovido pelo CNJ. O Tribunal foi representado pelo corregedor Manoel Barbosa da Silva e pela chefe do Núcleo de Gestão Sustentável, Júnia Paula Fernandes de Oliveira, que apresentou iniciativas de sustentabilidade já implementadas, como o Projeto TRT Verde Mais, voltado à compensação de emissões por meio de ações de reflorestamento, e o programa Além da Lixeira, que reduz o uso de plásticos descartáveis e estimula a coleta seletiva e visitas educativas a um aterro sanitário. A Conferência reuniu especialistas, magistrados e servidores para discutir e incentivar a integração de práticas sustentáveis no cotidiano dos tribunais brasileiros e fortalecer a cooperação entre instituições da Justiça.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Representantes do TRT-MG participaram, nesta sexta-feira (14/11), de uma audiência pública, em Belém (PA), para apresentação de boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas por instituições do Pode Judiciário. A apresentação foi uma das atividades da 2ª Conferência Internacional de Sustentabilidade no Poder Judiciário, realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8-PA/AM), dentro do contexto da COP-30, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O TRT-MG foi representado nesta Conferência pelo corregedor, desembargador Manoel Barbosa da Silva, e pela chefe do Núcleo de Gestão Sustentável e Inclusão do TRT-MG, Júnia Paula Fernandes de Oliveira, que detalhou algumas das iniciativas de sustentabilidade já implantadas pelo Tribunal, com destaque para o Projeto TRT Verde Mais, que, por meio de ações de reflorestamento, busca a compensação das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. O projeto já realizou quatro ações neste ano de 2025.

Chefe do Núcleo de Sustentabilidade e Inclusao do TRT-MG, Júnia Fernandes apresenta iniciativas sustentáveis do Regional em evento do Judiciário na Cop 30
Ela ainda falou sobre o programa “Além da Lixeira”, que promove a redução do uso de plásticos descartáveis e a coleta seletiva na Justiça do Trabalho e promove visitas mensais de servidores ao aterro sanitário existente na região metropolitana de Belo Horizonte, como forma de conscientização.

A Conferência Internacional de Sustentabilidade no Poder Judiciário reuniu diversos especialistas e integrantes da magistratura, do Ministério Público, da advocacia, professores, estudantes e servidores públicos para o debate do tema sob a ótica judiciária. O objetivo é que os debates e a troca de experiências contribuam para integrar ações sustentáveis à rotina dos tribunais brasileiros e fortaleçam a cooperação entre as instituições da Justiça em todo o país.

foto do corregedor, desembargador Manoel Barbosa da Silva, e da chefe do Núcleo de Gestão Sustentável e Inclusão do TRT-MG, Júnia Paula Fernandes de Oliveira, em pé palestrando

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br