Você está aqui:

TRT-MG assina acordos de cooperação interinstitucional com o MPT-MG

publicado: 19/12/2025 às 16h05 | modificado: 19/12/2025 às 16h26

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

O TRT-MG e o MPT-MG firmaram acordos de cooperação para fortalecer a atuação conjunta na prevenção de conflitos trabalhistas e na promoção do diálogo institucional. As parcerias institucionalizam o Programa Interjus e ampliam a participação do MPT em audiências, reforçando a cultura de soluções consensuais, prevenção de litígios e promoção do trabalho digno, com apoio técnico-científico da UFMG.

Saiba mais sobre esta iniciativa

A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG), Max Emiliano da Silva Sena, e o supervisor do Núcleo de Cooperação Judiciária do Regional mineiro, desembargador Antônio Gomes de Vasconcelos, assinaram, na manhã desta sexta (19/12), dois acordos de cooperação interinstitucional, no Gabinete da Presidência do Tribunal. O primeiro refere-se à cooperação judiciária que institucionaliza o Programa de Administração de Justiça Consensual e Preventiva (Programa Interjus). O segundo viabiliza a participação de membros do MPT-MG, de forma telepresencial, em audiências designadas nas varas do trabalho de Minas Gerais.

presidente do TRT-MG assinando acordo de cooperação sorridente

O desembargador Antônio Gomes de Vasconcelos contou experiências com a cooperação judiciária, relatando que a saúde e segurança do trabalho era assunto recorrente em centenas de processos de empresas. Por meio do diálogo, essas empresas permitiram que fôssemos estudar as causas dentro dela, mediante relatório e pesquisa científica. Diante disso, medidas importantes passaram a ser tomadas, muitas das quais nem eram esperadas, trazendo avanços significativos. "Dessa forma estamos construindo uma cultura de acordo com as políticas inovadoras que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem implementado nos últimos anos. Um dos pontos que trabalhamos é como os tribunais vão atuar na prevenção de conflitos e soluções consensuais extrajudiciais e por intermédio e diálogo com os atores institucionais e a sociedade. Penso que os tribunais devem atuar fora do processo para buscar efetividade dos direitos e prevenir conflitos, o que resultou nesses termos de cooperação", explicou.  

foto do desembargador Antônio Gomes assinando o acordo

Max Emiliano da Silva destacou disse que os acordos vêm para formalizar uma parceria sólida que já existe. Segundo ele, os dois órgãos são coirmãos e que possuem o objetivo de viabilizar o trabalho digno. "O Programa Interjus tem uma importância muito grande, porque demonstra a maturidade dos atores sociais. Quando se evita o conflito, isso é sinal de maturidade da sociedade, dos atores e das instituições. Quando conseguimos identificar e prevenir um problema maior, todos ganham. Quando nos antecipamos com prevenção, isso representa um grande avanço. Esse é o ideal do MPT-MG e do TRT-MG e demonstra uma face de instituições que sabem dialogar. A área trabalhista é muito ligada ao diálogo; está no nosso DNA conciliar. Vamos caminhar juntos nesse objetivo", concluiu. 

foto do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPTMG), Max Emiliano da Silva Sena, assinando o acordo

Programa Interjus

O programa tem como estratégia indispensável para o conhecimento dos contextos de surgimento dos litígios laborais o estudo do perfil das demandas e dos litigantes habituais, bem como o conhecimento, in loco, das realidades laborais e das causas dos conflitos. Para tanto, dão suporte às inciativas, ações e projetos amparados no Programa Interjus, os acordos de cooperação técnica celebrados entre a UFMG e o TRT-MG, a UFMG e o MPT-MG, executados pelo Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração da Justiça da UFMG, institucionalizado junto à FDUFMG, por meio dos quais se dá suporte técnico-científico aos projetos de administração da justiça levados a efeito pelo Interjus.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br