TRT-MG avança em governança e gestão, segundo levantamento do TCU
Levantamento sobre governança e gestão no setor público, divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na última quinta-feira (21), mostra avanço do TRT-MG em relação ao cenário organizacional verificado em 2018, ano em que foi feito o levantamento anterior. De acordo com o estudo, o índice integrado de governança e gestão públicas (iGG) do Tribunal alcançou 61,8%, ante os 56% aferidos três anos atrás.
Entre os indicadores em que a instituição apresentou melhoria estão o índice de capacidade em gestão de pessoas iGestPessoas, que foi de 49% para 68%; o índice de governança e gestão de TI (iGovTI), que passou de 59% para 66,5%; e o índice de governança e gestão de contratações (iGovContrat), que subiu de 50% para 78,4%.
Por outro lado, o levantamento também demonstra a necessidade de o TRT-MG melhorar em alguns parâmetros, como promoção da integridade, monitoramento da satisfação dos usuários, publicação de dados de forma aderente aos princípios de dados abertos e gestão dos riscos dos processos críticos.
Para que isso aconteça, está sendo elaborado programa de integridade e implantado grupo de trabalho para criar metodologia a fim de subsidiar o Comitê de Governança e Estratégia no aprimoramento da governança e gestão do Tribunal.