TRT-MG celebra o Mês das Crianças com edição especial do Programa Justiça e Cidadania
Resumo em texto simplificado
Na segunda semana de outubro, o TRT-MG destacou os programas Justiça e Cidadania e Combate ao Trabalho Infantil. Na quarta-feira (9/10), 36 alunos do 2º e 3º ano da Escola Estadual Lar dos Meninos São Vicente de Paulo visitaram a exposição "Trabalho & Cidadania" e participaram de dinâmicas sobre a escravidão e as Leis Trabalhistas. No início da semana, 25 alunos do 6º ano da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen participaram de uma audiência simulada sobre trabalho infantil. Já na terça-feira (8/10), 45 alunos do 9º ano e do 1º ano do Ensino Médio do Educandário e Creche Menino Jesus também vivenciaram atividades semelhantes no Tribunal.
Saiba mais sobre esta iniciativaNesta segunda semana de outubro, em comemoração ao Mês das Crianças, o Centro de Memória/Escola Judicial, em parceria com o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, segue com a edição especial do Programa Justiça e Cidadania, realizado no edifício-sede do TRT-MG. Entre segunda (7/10) e quarta-feira (9/10), mais de 100 estudantes das redes pública e privada de ensino de Belo Horizonte participaram das atividades no Regional mineiro.
Na manhã desta quarta-feira (9/10), 36 alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Lar dos Meninos São Vicente de Paulo realizaram uma visita à exposição “Trabalho & Cidadania’’. Na ocasião, os estudantes participaram de dinâmicas sobre o período escravocrata brasileiro e a introdução das leis trabalhistas e da Justiça do Trabalho. Além disso, os jovens desempenharam os papéis de advogados, preposto, reclamante e testemunhas em uma audiência simulada com o tema de trabalho infantil conduzida pelo desembargador Ricardo Antônio Mohallem.
Outras visitas
Na terça-feira (8/10), 45 alunos do 9º ano e do 1º ano do Ensino Médio do Educandário e Creche Menino Jesus visitaram o Tribunal. Eles também participaram da exposição “Trabalho & Cidadania” e das dinâmicas em grupo, além de encenarem uma audiência simulada com o juiz Marcelo Oliveira da Silva, titular da 12ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte.
A professora Karla Rodrigues destacou a importância desses programas para os jovens. “Essa experiência no Tribunal é fantástica para os alunos, pois proporciona conhecimento sobre seus direitos como futuros profissionais. Além de prepará-los para o mercado de trabalho, fortalece sua compreensão dos próprios direitos, tornando-os mais capacitados para buscar oportunidades de trabalhos seguros”.
Yasmin dos Reis, uma das alunas, também compartilhou sua experiência. “Penso em fazer faculdade de Direito, então, fiquei bastante impressionada com o Tribunal. Observar o juiz e ver como ele é competente, especialmente na forma como escreve e analisa os casos, só reforçou minha vontade de trabalhar com algo relacionado à justiça”.
No início da semana, na segunda-feira (7/10), o Tribunal recebeu 25 alunos do 6º ano da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen. Além da visita guiada à exposição “Trabalho & Cidadania’’, participaram de audiência simulada, orientada pelo desembargador Marcelo Lamego Pertence, também com o tema do trabalho infantil, alinhando-se aos objetivos da campanha de outubro.