Você está aqui:

TRT-MG conclui ações ambientais de 2025 com plantio de Ipê no Centro Cultural

publicado: 29/12/2025 às 13h50 | modificado: 30/12/2025 às 13h46

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

O TRT-MG realizou o plantio simbólico de uma muda de Ipê no Centro Cultural do Tribunal, em parceria com a Prefeitura de Betim, marcando o encerramento do Projeto Ambiental Verde Mais em 2025. A ação contou com a presença da presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, do secretário municipal de Meio Ambiente de Betim e do vereador Adélio Carlos. O ato simbolizou o compromisso institucional com a sustentabilidade, a renovação e a esperança no futuro. Segundo a presidente, mais do que plantar uma árvore, a iniciativa representa o plantio de valores e de responsabilidade socioambiental.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Com o plantio de uma muda de Ipê amarelo, nos jardins do Centro Cultural do TRT-MG (Rua da Bahia, 201), o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, em parceria com o município de Betim, encerrou simbolicamente as ações do Projeto Verde Mais em 2025. A muda, já bastante desenvolvida, crescerá no jardim que fica no pátio interno do prédio.

Projeto Verde Mais conclui ações em 2025 com plantio de muda de Ipê amarelo em jardim do Centro Cultural do TRT-MG

No ato simbólico o TRT-MG foi representado pela presidente do regional, desembargadora Denise Alves Horta, pela diretora-geral, Patrícia Helena Reis, pelo assessor de Relações Institucionais, Paulo Henrique Haddad, pelo secretário de Gestão Predial, Gustavo Henrique Mendes e pelas servidoras, Adriana de Castro Righi e Waldênia Pereira Cunha Valeriano; Já o município de Betim esteve representado pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo José Gonçalves, e pelo vereador da cidade, Adélio Carlos, que há anos desenvolve um projeto ambiental de plantio e distribuição de mudas de ipês.

Sobre o Projeto Verde Mais

A ação integrou as atividades finais do projeto, que ao longo do ano promoveu práticas voltadas à conscientização ambiental, à arborização e à responsabilidade socioambiental no âmbito do Tribunal. Criado com o objetivo de incentivar a adoção de atitudes sustentáveis, compensar emissões de carbono e fortalecer a cultura de respeito ao meio ambiente, o Projeto Verde Mais desenvolve ações educativas e simbólicas que buscam aproximar a Justiça do Trabalho das pautas ambientais contemporâneas, contribuindo para um futuro mais equilibrado e responsável. Em 2025 centenas de mudas foram plantada pelo Projeto em cidades como Belo Horizonte, Lagoa Santa, Sabará, Betim e Nova Lima. 

Durante o plantio, a presidente do TRT-MG destacou o significado da iniciativa. Segundo a desembargadora Denise Alves Horta, o momento representa mais do que o simples cultivo de uma árvore. “Não se trata apenas do plantio de uma muda, mas do plantio de valores, de compromisso institucional e de esperança em um futuro mais sustentável”, afirmou. O secretário Rodrigo Gonçalves e o vereador Adélio Carlos também parabenizaram o Tribunal pela iniciativa e agradeceram pela parceria que começou com o plantio de outras 200 mudas às margens da Lagoa Várzea das Flores, em Betim, no mês de outubro.  A escolha do Ipê reforça o caráter simbólico do ato. Reconhecida por sua resistência e beleza, a árvore simboliza renovação, força e permanência — valores que dialogam com a missão institucional do Tribunal e com os princípios que norteiam o Projeto Verde Mais. Com a ação, o TRT-MG encerra o calendário de atividades ambientais de 2025, reafirmando seu compromisso contínuo com a sustentabilidade e a cidadania.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br