TRT-MG conquista pela segunda vez consecutiva o nível de excelência em governança de TIC
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
TRT-MG obtém nota 90,7 no índice de Governança e Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação do CNJ, o que lhe confere, pela segunda vez consecutiva o índice de excelência
Saiba mais sobre esta iniciativaO Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) alcançou novamente o patamar de excelência no índice de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (iGovTIC-JUD 2025) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), obtendo a nota 90,7.
Resultado consolida o comprometimento com a evolução contínua da TI
Este é o segundo ano consecutivo no ciclo estratégico 2021-2026 em que o TRT-MG atinge o nível de excelência, caracterizado por pontuação superior a 90 pontos. O resultado reafirma o comprometimento da instituição com as melhores práticas de governança tecnológica no Poder Judiciário.
A conquista representa o cumprimento da meta estabelecida no Plano Estratégico Institucional do Tribunal, que prevê a obtenção de nota igual ou superior a 90 pontos no iGovTIC-JUD.
Metodologia mais rigorosa em 2025
A ligeira redução na pontuação em relação a 2024 reflete as mudanças significativas implementadas pelo CNJ na metodologia de avaliação. As principais alterações foram:
- Inclusão de novas questões no questionário;
- Redistribuição dos pesos das notas para incentivar o desenvolvimento de temas
emergentes; e - Adoção de critérios mais rigorosos para aceitação de evidências.
Próximos passos
Os resultados detalhados do iGovTIC-JUD 2025, extraídos do Painel do Poder Judiciário, assim como análises comparativas com outros Tribunais Regionais do Trabalho, serão apresentados na próxima reunião do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).
Sobre o iGovTIC-JUD
O iGovTIC-JUD é um questionário aplicado anualmente aos órgãos do Poder Judiciário submetidos ao controle administrativo e financeiro do CNJ que visa avaliar o nível de maturidade em Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC de cada órgão.
O índice reflete a evolução da maturidade da instituição na implementação das políticas, planejamentos, estruturas, processos de Tecnologia da Informação, bem como no nivelamento da infraestrutura tecnológica com as diretrizes estabelecidas pela Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (ENTIC-JUD), instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, para o período 2021-2026, por meio da
Resolução CNJ Nº 370/2021.
Para acessar informações completas sobre a evolução do perfil de governança e gestão de TIC do Tribunal, consulte o menu "Acompanhamento → Perfil de Governança → iGovTIC-JUD (CNJ)" na página de Tecnologia da Informação na intranet do TRT-MG, ou diretamente através do endereço eletrônico: https://portal.trt3.jus.br/internet/tec-informacao.