TRT-MG desenvolve ferramenta que registra temas tratados em audiências gravadas
Para facilitar o acesso ao conteúdo das audiências gravadas em meio digital, o TRT-MG desenvolveu ferramenta tecnológica buscando instrumentalizar o cumprimento da Resolução Conjunta GP/GCR/GVCR n. 199, de 16 de junho de 2021, que dispõe sobre os procedimentos a serem adotados nas gravações de audiências de instrução presenciais, semipresenciais, telepresenciais ou por videoconferência em que haja depoimentos, e o magistrado opte por não transcrevê-los em ata.
A ferramenta permite o registro dos temas e dos tempos em que foram tratados pelos participantes das audiências gravadas na plataforma Zoom. Para cada registro, as marcações geram uma linha de texto contendo o tempo da gravação, a qualificação do depoente e o tema respectivo.
Tais registros são transpostos para a Ata (ou resumo), permitindo que o usuário busque o tema/depoimento de interesse, quando reproduzir o conteúdo da gravação. Para tanto, basta abrir o vídeo da gravação e deslizar o mouse até o ponto específico do tempo de gravação do assunto desejado, registrado em ata, sem necessidade de assistir ou percorrer todo o conteúdo do vídeo para localizá-lo.
O TRT-MG utilizará desta ferramenta como facilitadora, até que seja disponibilizada a solução incorporada ao PJe que a substituirá, já em fase de planejamento pelo CSJT em conjunto com os Regionais. Os registros feitos na sistemática disponibilizada atualmente se manterão válidos e efetivos independentemente da solução sucessora.