Você está aqui:

TRT-MG é escolhido como piloto e recebe curso “Satélites Secretaria Eletrônica e Plenário Eletrônico”

publicado: 14/06/2024 às 19h41 | modificado: 14/06/2024 às 19h41

O TRT-MG mais uma vez foi escolhido como piloto pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e recebeu, entre os dias 12 e 14/6, o curso “Satélites Secretaria Eletrônica e Plenário Eletrônico”, que visa capacitar servidores e magistrados para utilização de novo sistema desenvolvido pelo TST que será implementado primeiramente pelo Regional mineiro, a partir das próximas versões do PJe-JT.

O encerramento do curso, realizado nesta sexta-feira (14/6), no plenário-1 do TRT-MG, contou também com a participação de desembargadores e servidores de outros tribunais trabalhistas. O desembargador Emerson José Alves Lage, 2º vice-presidente do TRT-MG e coordenador do Grupo de Trabalho Nacional, falou sobre a implementação do sistema. “É um projeto que vem sendo desenvolvido há alguns anos no TST. É um desafio agradável, porque podemos experimentar esses dois satélites num primeiro momento, como também podemos ser formadores em âmbito nacional”, revelou o magistrado.

Desembargador Emerson José Alves Lage discursa em plenário

Em seguida, os instrutores do curso Roberto Carlos de Almeida, secretário-geral judiciário do TRT-SC, e Rogério Silva Carneiro, coordenador de sistemas judiciários em 2º Grau e cadastros judiciários do TRT-RJ, destacaram a condição de Tribunal piloto do TRT-MG bem como as vantagens do novo sistema que, entre outros benefícios, permitirá substituir diversas salas de julgamento por uma sala única, facilitando o trabalho de magistrados, servidores e partes do processo.

Para encerrar as atividades, o instrutor André Fernandes Pelegrini, servidor do TST e assessor de projetos e na instrutoria de sistemas jurídicos para gabinetes e secretarias com ênfase na melhoria de processos, realizou uma sessão de julgamento simulada, apresentando as práticas de aprendizado e o uso dos satélites e das novas ferramentas a serem implementadas.

Da esquerda para direita: Roberto Carlos de Almeida, Rogério Carneiro e André Pelegrini e o desembargador Emerson José Alves Lage

Satélites

O sistema PJe está migrando as funcionalidades da Pauta de Julgamento, do Painel do Secretário na Sessão e do Painel do Magistrado na Sessão para os sistemas satélites Secretaria Eletrônica e Plenário Eletrônico, desenvolvidos pelo TST.

A implantação destes satélites nos tribunais pilotos (TRT-MG, TRT-CE, TRT-PR e TRT-ES) será incrementada a partir das próximas versões do PJe, iniciando-se pela 1ª Turma de Julgamento do TRT-MG e com previsão de alcançar todos os tribunais trabalhistas em futuro breve.

Visualizações: