Você está aqui:

TRT-MG homenageia personalidades com Medalha Desembargador Ari Rocha

publicado: 26/09/2024 às 21h37 | modificado: 28/09/2024 às 00h57
Resumo em texto simplificado

Em sessão solene no TRT-MG, foram condecorados 55 homenageados com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Desembargador Ari Rocha, nas categorias Grã-Cruz, Oficial e Insígnia. A presidente do tribunal, Denise Alves Horta, ressaltou a importância dos agraciados como exemplos de dever público e ética, inspirando futuras gerações. O evento, que começou com a execução do Hino Nacional, homenageou também o legado de Ari Rocha, magistrado exemplar que contribuiu significativamente para a Justiça do Trabalho. O desembargador Emerson José Alves Lage expressou gratidão pela condecoração a seu pai, destacando a história e a finalidade da honraria. Ari Rocha, falecido em 1990, é lembrado por seu compromisso e dedicação à magistratura. A solenidade ocorreu no Centro Cultural do TRT-MG.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Em sessão solene, realizada na tarde desta quinta-feira (26/9), o TRT-MG condecorou 55 personalidades e instituições com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Desembargador Ari Rocha, nos graus Grã-Cruz, Oficial e Insígnia. A cerimônia ocorreu no Centro Cultural do Tribunal, no centro da capital, onde os condecorados receberam a homenagem pela distinção por contribuir para a permanência das instituições livres e democráticas, a paz social e o engrandecimento da Justiça do Trabalho. Após a formação do Tribunal Pleno, o Hino Nacional foi executado, sob a regência do maestro Arnon Oliveira, acompanhado pela cantora lírica Lívia Itaboraí.

Na sequência, a presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, grã-conselheira da Ordem, abriu a sessão solene e destacou que não faltam razões para justificar o mérito dos homenageados. “O difícil é sintetizar a importância desses exemplos para a comunidade jurídica e para a sociedade. A condecoração é uma oportunidade para tornar público o legado de senso de dever público e ética dos agraciados para inspirar gerações vindouras”.

Presidente do TRT-MG durante discurso

Ari Rocha: compromisso e dedicação

A presidente lembrou o desembargador que deu nome à honraria, destacando que a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho faz menção honrosa “ao jurista de elevado quilate, Ari Rocha, um magistrado exemplar que dignificou a magistratura e que nos deixou inesperadamente, quando em exercício da presidência do nosso Regional”.

Já o desembargador Emerson José Alves Lage, 2º vice-presidente, diretor da Escola Judicial e secretário da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Desembargador Ari Rocha, agradeceu emocionado a condecoração ao seu pai, Elio Lage (post mortem), no grau oficial.

Desembargador Emerson Lage

O desembargador traçou um breve histórico da comenda, lembrando que a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Desembargador Ari Rocha foi instituída pela Resolução 50/2000 do Tribunal Pleno do TRT-MG para “distinguir e perpetuar a memória e o labor de pessoas e entidades em prol da paz e do engrandecimento da Instituição Judiciária do Trabalho em todos os níveis de atuação”.

Ele também enalteceu a memória de Ari Rocha, que dá nome à ordem do mérito. Nascido na cidade de Piracema-MG, possuía seis cursos superiores, foi professor universitário, juiz e desembargador do TRT mineiro. Foi eleito em 1989/1991 presidente do Regional mineiro e veio a falecer em 23 de novembro de 1990, quando retornava de viagem a Uberaba, após correição realizada na cidade. “Ele se pautou com compromisso e dedicação profissional e era pessoa de afável convívio. Deixou marca indelével aos que com ele tiveram a oportunidade de conviver. A indicação que hora recai sobre cada um dos homenageados traz o espírito e os valores que inspiraram a criação da honraria com a qual estão sendo distinguidos, pois é símbolo imanente de todo esse legado de pessoa humana e do espírito republicano que nortearam o homenageado ao longo de sua vida pessoal e profissional na defesa da paz social e do engrandecimento da instituição judiciária do trabalho", explicou.

mESA DE HONRA

Mesa de honra

A mesa de honra da solenidade foi composta pelas autoridades: Ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Alves Miranda; Ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lobo; presidente do Tribunal de Justiça de MG (TJMG), desembargador Luiz Carlos Correia Júnior, presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador Vallisney Oliveira; presidente do TRT da 21ª Região (RN), desembargador Eridson João Fernandes Medeiros; presidente do Tribunal Regional Eleitoral de MG (TRE-MG), desembargador Ramon Tácio de Oliveira; procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho de MG (MPT-MG), Arlélio de Carvalho Lage; presidente do Tribunal de Contas de MG (TCE-MG), conselheiro Gilberto Pinto Diniz; juíza do TRT da 6ª Região e presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Luciana Paula Conforte; presidente da Associação Mineira de Advogados Trabalhistas de MG (Amat-MG), Cássia Marise Hatem Guimarães, representado o presidente da OAB-MG, Sérgio Rodrigues Leonardo.

Também estiveram presentes à solenidade, além dos homenageados e seus familiares, desembargadores, juízes, advogados e servidores do TRT-MG. 

Ministras homenageadas e presidente do TRT MG e TRT RS

Personalidades e instituições homenageadas

Grau Grã-Cruz: 

Delaíde Alves Miranda Arantes, ministra do Tribunal Superior do Trabalho; Edilene Lôbo, ministra do Tribunal Superior Eleitoral; Eridson João Fernandes Medeiros, desembargador presidente do TRT-RN e do Colégio dos Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor); Flávio Dino de Castro e Costa, ministro do Superior Tribunal Federal; Guilherme Guimarães Feliciano, que é juiz titular do TRT da 15ª Região e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Kátia Magalhães Arruda, ministra do Tribunal Superior do Trabalho; Luiz Carlos Corrêa Júnior, desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; Marina Silva, ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil; Nise Pedroso Lins de Sousa, desembargadora presidente do TRT-PE; Ramom Tácio de Oliveira, desembargador presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais; Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, desembargador Presidente do TRT-RS.

plateia

Grau Oficial:

General de Divisão Alexandre Catanhede Lago da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro; Alberto Diniz Júnior, desembargador do Tribunal Justiça do Estado de Minas Gerais; presidente da Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho-MG (Asttter), Cassius Vinícius Bahia de Magalhães Drumond; Cássia Marize Hatem Guimarães, presidente da Associação Mineira da Advocacia Trabalhista (Amat-MG); Christiana Noronha Renault de Almeida, presidente do Serviço Social Autônomo (Servas); Clodoveu Machado Filho, juiz aposentado do TRT-MG; Clóvis Valença Alves Filho, desembargador Corregedor do TRT-CE e vice-presidente do Colégio dos Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor); Elio Lage (post mortem), juiz do TRT-MG; Geraldo Carlos Campos, juiz de Direito aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; Hermes Vilchez Guerrero, diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); José Alfredo de Oliveira Baracho (post mortem), professor e advogado; Leandro Duarte de Carvalho, professor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais; Lorhany Ramos de Almeida, superintendente do Patrimônio da União em Minas Gerais; Luciana Paula Conforti, juíza titular do TRT da 6ª Região e presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra); Maurício de Oliveira Campos Júnior, advogado; Paulo Régis Machado Botelho, desembargador do TRT-CE e presidente do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra); Rubio Fernal Ferreira e Sousa, engenheiro e filantropo; presidente do Sindicato dos Empregados em Edifícios e Condomínios, em Empresas de Prestação de Serviços em Asseio, Conservação, Higienização, Desinsetização, Portaria, Vigia e dos Cabineiros de Belo Horizonte (Sindeac), Paulo Roberto da Silva.  

Plateia

Grau Insígnia:

Adriano César Vítor Soares, Alessandra Belfort dos Santos Marques, Ana Marta Geralda Oliveira Bitarães, Antônio Costa da Silva, Bianca Kelly Chaves, Cláudia Lúcia Silva Campos Zamorano, Cleidivana Rodrigues Zica, Daniel Francisco Pedrosa Chaves, Daniela Andrade Gonçalves Cunningham, Edir Nascimento de Oliveira, Gustavo Henrique Mendes Gabriel da Silva, Hudson Fábio da Silva Paula, Isabella Costa Rezende, Maria Aparecida Lopes Fioravanti, Maria José Costa Oliveira, Maria Luiza Alves Pires, Nanci da Silva Trotta, Patrícia Calábria Silveira, Patrícia Helena dos Reis, Pedro Paulo Costa Santos , Renata Marra Hilel Cardoso, Sílvio de Magalhães Carvalho Júnior, Solange Júlia Fernandes Coimbra, Thaís da Costa Cruz, Nádia Figueiredo, da Associação Segunda Letra de BH e Juselma Maria Coelho, do Instituto Assistencial Espírita André Luiz.

Veja galeria de fotos

Visualizações: