Você está aqui:

TRT-MG inaugura Centro Cultural da Justiça do Trabalho e sede da Escola Judicial em prédios históricos de BH

publicado: 08/08/2023 às 20h26 | modificado: 16/01/2024 às 17h12

GUT2934.jpg

“Não digo que este conjunto será revitalizado, pois essa palavra dá ideia de que aqui não há vida. Não é verdade. A vida está aqui. Será, sim, embelezada. Basta colocar um pouco de ordem no caos para a beleza resplandecer”. Com essas palavras, o presidente do TRT-MG, desembargador Ricardo Mohallem, deu o tom da inauguração do Centro Cultural da Justiça do Trabalho e da sede da Escola Judicial (EJ), que passam a representar um legado histórico, social e cultural não só para a comunidade jurídica, mas para toda a população.

Ele também prestou homenagem ao recentemente falecido desembargador Luís Felipe Lopes Boson e ao desembargador Paulo Emílio Ribeiro de Vilhena, ex-presidente do Tribunal, cujo nome foi atribuído à Escola Judicial do TRT-MG. O presidente ressaltou a importância da restauração dos edifícios Pavilhão Mário Werneck e Oficina Cristiano Ottoni: “Abracei com todas as minhas forças e dedicação o desejo de dar começo ao Centro Cultural e recomeço à Escola Judicial”.

Em seu pronunciamento, a 2ª vice-presidente do Tribunal e diretora da EJ, desembargadora Rosemary de Oliveira Pires Afonso, agradeceu a todos os envolvidos no processo de restauração e recuperação do imóvel, incluindo os pedreiros, arquitetos, engenheiros e servidores. 

Ao final da solenidade, Ricardo Mohallem convidou os presentes para visitarem a primeira exposição montada no novo espaço, “A democratização do retrato fotográfico - através da Consolidação das Leis do Trabalho”, de Assis Horta. Ele anunciou ainda que, em momento oportuno, serão abrigados pelo Centro Cultural, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, outras exposições e eventos direcionados à música, ao teatro, ao cinema e às artes plásticas.

A apresentação musical durante o evento ficou a cargo do quarteto de cordas da Polícia Militar de Minas Gerais. O padre Luís Henrique Eloy e Silva, reitor da PUC-MG, fez a benção das instalações.

GUT2787.jpg

Presenças

A solenidade de inauguração  contou com a participação da secretária de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras, que representou  o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman; do procurador-chefe, da vice-procuradora-chefe e da coordenadora de  1º e 2º graus da Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região, Arlélio de Carvalho Lage, Márcia Campos Duarte e Mariana Lamego de Magalhães; o juiz Bruno Cândido Rodrigues, representando o ministro do TST Mauricio Godinho Delgado.

Também estiveram presentes à cerimônia o procurador-geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares Júnior; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, conselheiro Gilberto Diniz; o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Ramom Tácio de Oliveira; o superintendente do Ministério do Trabalho e o Emprego de Minas Gerais, Carlos Calazans; a presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez, Ângela Gutierrez; o diretor da Escola de Engenharia da UFMG, Cícero Starling; o 2º vice-presidente do TJMG e diretor da Escola Judicial daquela instituição, desembargador Renato Dresch; o comandante da 4ª Região Militar, general de Exército Paulo Alípio Valença; e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em MG, Fábio Henrique Silva Jardim.

A solenidade contou ainda com as presenças: do presidente da Amatra3, juiz Jesser Pacheco; de Júlio César Delgado, representando o  senador Rodrigo Pacheco;  do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares, representando a Câmara Municipal de BH; da vice-diretora da Faculdade de Direito da UFMG, desembargadora aposentada do TRT-MG, Mônica Sette Lopes,  do diretor da  Escola Judicial do TRT da 4ª Região, Desembargador João Paulo Lucena;  da diretora da Ejud do TRT da 10ª Região, desembargadora Ruth Barbosa Sampaio; do procurador regional da  União na 6ª Região, João Batista Vilela Toledo; do advogado-geral adjunto, Fábio Murilo Nazar;  do diretor da Escola Judicial do TRT-MG, juiz Vitor Salino; Rafael Magalhães, assessor jurídico da Secretaria de Estado da Casa Civil; de Kátia Carneiro, representando o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigues Reis. Também participaram da solenidade: a superintendente adjunta da Receita Federal, Joice Machado; o presidente da Fundação Cristiano Ottoni, Benjamim Rodrigues de Menezes; a neta do arquiteto que projetou o edifício Mário Werneck, Luiz Signorelli, Paula Benatti Signorelli e também, a advogada Andreia Vasconcelos, representando a presidente da Amat,  Cássia Marize Hatem.

Presentes, ainda, os desembargadores do TRT-MG César Pereira da Silva Machado Júnior (1º vice-presidente) e Fernando Rios Neto (corregedor); o diretor-geral, Carlos Athayde Valadares Viegas; a secretária-geral da Presidência, Ludmila Pinto da Silva, a diretora judiciária do TRT-MG, Telma Bretz Pereira, além de desembargadores, juízes, gestores e servidores  e advogados.

Veja a galeria de fotos

 

Visualizações: