TRT-MG participa do Projeto Zona Cultural Praça da Estação
A convite da Prefeitura de Belho Horizonte, o TRT-MG integra agora a Zona Cultural da Praça da Estação, cuja participação na retrospectiva “Projeto Zona Cultural Praça da Estação 2023” se dá com a prorrogação da exposição de fotografia “Assis Horta: A Democratização do Retrato Fotográfico através da CLT”, até o dia 24 de fevereiro de 2024, no Centro Cultural do TRT-MG, localizado na rua da Bahia, 112. A exposição é composta por mais de 220 fotografias capturadas pelo fotógrafo mineiro Assis Alves Horta, que fez imagens dos primeiros trabalhadores a terem seu registro profissional, com a criação da CLT, em 1943.
O Projeto Zona Cultural Praça da Estação (ZCPE) é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Belo Horizonte e da sociedade civil que busca consolidar e fortalecer um espaço central, de convergência física e simbólica de toda a cidade. De acordo com o detalhamento do projeto, a iniciativa busca reunir e dinamizar inúmeros movimentos artísticos, espaços e agentes culturais em suas diversas manifestações presentes na região, reforçando a cultura da capital mineira em suas dimensões simbólica, econômica e cidadã. Além de ser esse lugar de referência para encontros, realização de práticas culturais, esportivas e artísticas de caráter urbano e tradicional, a ZCPE conta com um vasto conjunto arquitetônico protegido por tombamento pela política de proteção ao Patrimônio de Belo Horizonte. A região é ¨coração da cidade ̈, por seu valor histórico e urbanístico, uma vez que seus espaços edificados incorporaram-se ao imaginário coletivo ao longo do tempo, na configuração da cena urbana e no cotidiano dos seus moradores.
O Decreto Municipal nº 15.587 de 2014 reconheceu e oficializou o território da ZCPE, institucionalizando e criando o marco legal para esse movimento de potencialização do conjunto de equipamentos culturais e de atividades artísticas da Zona Cultural Praça da Estação e possibilitando uma maior, diversa e plural apropriação por toda a cidade desse espaço vital de Belo Horizonte.
A divulgação das programações e atividades da Zona Cultural será feita no Instagram da Fundação Municipal de Cultura (fmcbh) e mais informações podem ser obtidas no portal da Zona Cultural Praça da Estação.