Você está aqui:

TRT-MG prestigia a inauguração da Ouvidoria da Mulher do TRT RJ

publicado: 08/03/2024 às 18h05 | modificado: 08/03/2024 às 18h41

Nesta terça-feira (5/3), a desembargadora, vice-ouvidora do TRT-MG, Maria Cristina Diniz Caixeta, esteve presente na inauguração da Ouvidoria da Mulher do TRT-RJ. 

A nova Ouvidoria da Mulher está no edifício-sede do TRT-RJ e servirá como um espaço de acolhimento, escuta ativa e orientação para as mulheres que trabalham e frequentam o local. A frase: “Você não está sozinha!”, foi pintada na parede, enfatizando a importância do acolhimento à mulher. 

Des Maria Cristina e ministra ouvidora nacional CNJ Maria Helena Mallmann

A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e ouvidora nacional da mulher do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Helena Mallmann, relacionou a origem do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8/3, com a história de luta das mulheres contra vários tipos de violências, que persistem atualmente. 

A desembargadora do TRT-RS, presidente do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum), Tânia Regina Reckziegel, ressaltou que são 90 tribunais brasileiros e 70 deles, possuem a Ouvidoria da Mulher, destacando que a recente instituição do órgão por todo o país, é de suma importância, tendo em vista que a Ouvidoria da Mulher é uma ponte entre o Poder Judiciário e a sociedade. 

Em seguida, a desembargadora, ouvidora da mulher do TRT-RJ, Mônica Batista Vieira Puglia, ponderou que formas de discriminação constituem violação de direitos humanos e ameaçam a igualdade de oportunidades de trabalho, em especial para mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e LGBTQIAPN+. 

desembargadora Maria Cristina Diniz Caixeta vice-ouvidora do TRT-MG participa de evento na ouvidoria da mulher no TRT-RJ

Após o descerramento da placa, houve ainda, uma roda de conversa com o objetivo de fomentar discussões, trocas de experiências e conhecimentos. Os desafios impostos pela violência de gênero nas relações de trabalho estiveram entre os temas debatidos.

Com informações do TRT-RJ

Visualizações: