Roda de conversa sobre capacitismo e acessibilidade será nesta sexta (6)
Resumo em texto simplificado
O TRT-MG realizará, no dia 6/12, a roda de conversa "Capacitismo: devemos falar sobre isso", das 14h às 16h, no plenário 5 do anexo ao edifício-sede do Tribunal. O evento busca sensibilizar servidores sobre acessibilidade e inclusão. Haverá palestrantes convidados e também apresentação musical do grupo Coral Voz Ativa. A participação é presencial, com certificado de duas horas. A iniciativa reforça as diretrizes de acessibilidade do CNJ e do CSJT.
Saiba mais sobre esta iniciativaEm celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12), o TRT-MG promoverá a roda de conversa "Capacitismo: devemos falar sobre isso" no dia 6/12, das 14h às 16h, no plenário 5 do anexo ao edifício-sede do Tribunal. O evento busca sensibilizar servidores sobre acessibilidade e inclusão e oferece certificação de duas horas mediante assinatura da lista de presença. Além do debate, também acontecerá uma apresentação musical do grupo Coral Voz Ativa. O evento contará com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do TRT-MG.
Organizado pela Seção de Sustentabilidade e Inclusão, em parceria com o Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão, a roda de conversa contará com os seguintes palestrantes:
- Gabriel Leandro Rodrigues – psicólogo, coordenador do Programa Inclusão no Instituto Mano Down e especialista em Gestão da Diversidade e Inclusão pela PUC-Minas;
- Priscilla Jordanne Silva Oliveira – advogada e doutoranda em Direito Privado pela PUC-Minas, com especialização em Direito Civil;
- Romerito Costa Nascimento – graduado em Ciências Sociais pela PUC-Minas e integrante do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG (NAI-UFMG).
A mediação será conduzida pela desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini, gestora Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
A iniciativa reforça as diretrizes das Resoluções nº 401 do CNJ, que trata da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e nº 386 do CSJT, que estabelece a Política de Acessibilidade e Inclusão no âmbito da Justiça do Trabalho. O objetivo é promover o diálogo e a integração ativa dos servidores com deficiência no TRT-MG.