Você está aqui:

TRT-MG realiza sessões de cinema inéditas com crianças da rede pública

publicado: 07/11/2024 às 18h05 | modificado: 07/11/2024 às 18h31
Resumo em texto simplificado

Nos dias 6 e 7 de novembro, o TRT-MG promoveu sessões de cinema para alunos de escolas municipais de Belo Horizonte, com o objetivo de conscientizar sobre o combate ao trabalho infantil. O filme Menino Maluquinho foi escolhido para ilustrar a importância da infância livre de trabalho. A iniciativa, parte das comemorações do mês da criança, envolveu mais de 400 alunos em atividades educativas ao longo do mês de outubro.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Nesta quarta e quinta-feira (6 e 7/11), o TRT-MG recebeu aproximadamente 150 alunos das Escolas Municipais Padre Francisco Carvalho Moreira, Professora Maria Mazarello, Doutor Júlio Soares e Herbert José de Souza, todas de Belo Horizonte, para duas sessões de cinema. O objetivo foi sensibilizar as crianças, de uma maneira lúdica, sobre a importância de combater o trabalho infantil. A iniciativa do evento foi do Centro de Memória/Escola Judicial em parceria com a gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, em cumprimento ao Pacto pela 1ª infância assinado pelo TRT-MG.

Alunos assistem ao filme

O juiz Fernando Rotondo Rocha, titular da 4ª Vara do Trabalho de Betim e co-gestor de Primeiro Grau do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, fez um breve discurso e explicou a escolha do filme Menino Maluquinho, baseado na obra de Ziraldo e dirigido por Helvécio Ratton: “Menino Maluquinho traz cenas de como deve ser o dia a dia de uma criança; é um ‘não’ ao trabalho infantil que priva as crianças do lazer e as retira de atividades como o estudo, que as capacita para a vida adulta e um trabalho digno no futuro”, esclareceu.

Lições e aprendizado

Para a estudante Yasmin Ferreira, a atividade foi divertida e enriquecedora: “A gente deve curtir a infância, cada coisa vai ter seu momento. O lugar de criança é brincando, curtindo, dançando, tendo amigos. Aprendi com o juiz que criança não deve trabalhar, tem que brincar e ir pra escola”. A opinião também foi compartilhada pelo colega Luís Guilherme: “Na minha sincera opinião, criança não trabalha. Infância é feita pra brincar e se divertir”.

Para a coordenadora da Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira, Flaviana Resende, a atividade é um momento de reflexão e ensinamento: “Essa parceria, além de trazer conhecimento para os nossos alunos, traz ainda de forma dinâmica que o trabalho infantil não é legal. Por mais que a gente trabalhe isso na escola, quando vemos em outro local, o aprendizado é trabalhado com mais eficácia.”

Alunos assistem ao filme

Mês das crianças

A exibição do filme no TRT-MG é parte da comemoração ao mês da criança, que foi celebrado no Regional Mineiro. As sessões, que estavam previstas para outubro, foram adiadas por questões técnicas. Durante todo o mês de outubro, mais de 400 alunos de diversas escolas visitaram o edifício-sede do Tribunal e participaram de atividades, como visitas à exposição ''Trabalho e Cidadania'', audiências simuladas e sessões de contação de histórias.

Veja galeria de fotos

Visualizações: