Estudantes do Grau Técnico participam do Programa Justiça e Cidadania
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
Na tarde desta segunda-feira (20/10), o TRT-MG recebeu estudantes da Instituição Grau Técnico – Contagem para mais uma edição do Programa Justiça e Cidadania, promovido pelo Centro de Memória/Escola Judicial, em parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.
Saiba mais sobre esta iniciativaNa tarde desta segunda-feira (20/10), o TRT-MG recebeu estudantes da Instituição Grau Técnico – Contagem para mais uma edição do Programa Justiça e Cidadania, promovido pelo Centro de Memória/Escola Judicial, em parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. Durante a visita, os alunos participaram de uma audiência simulada, conduzida pela juíza titular da 32ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte e cogestora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, Sandra Maria Generoso Thomaz Leidecker. Na simulação, os estudantes assumiram papéis como preposto, reclamante, testemunhas e advogados em um caso trabalhista fictício.
Os participantes também receberam a cartilha “As Aventuras da Super Respeito”, desenvolvida por alunos do Programa de Extensão (Recaj), da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em formato de história em quadrinhos, a obra aborda temas como diversidade, cidadania e formas de violência enfrentadas no cotidiano infantil.
Para a estudante Isabela Beatriz, a experiência do Justiça e Cidadania foi marcante e única. “Por ser uma simulação de um Tribunal de Justiça, conseguimos ter uma noção real de como tudo funciona”, destacou. A colega Maria Eduarda compartilhou da mesma percepção e acrescentou: “Além disso, adquirimos novas experiências e aprendizados, o que torna o projeto ainda mais interessante, especialmente para quem deseja seguir carreira nessa área.”