TRT-MG recebe presidente do STF

publicado 19/03/2019 12:45, modificado 19/03/2019 16:13

800px2_2019_0319_PresidenteSTF_VisitaTRT3_LA.jpg

Foto: Leonardo Andrade

Em sua primeira passagem por Minas Gerais como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro Dias Toffoli visitou, na manhã desta terça-feira (19), o TRT-MG. Ele foi recebido pelo presidente, desembargador Marcus Moura Ferreira, e por magistrados e servidores da instituição, que se reuniram no gabinete da Presidência, na sede do Tribunal, em Belo Horizonte.

Para o ministro Dias Toffoli, a sua presença no TRT-MG é significativa, tendo em vista as críticas que esse ramo do Judiciário vem recebendo. "Venho reafirmar o respeito e o apoio do presidente do STF e do CNJ à Justiça do Trabalho”, reiterou. Ele explicou que seu objetivo é ouvir e dialogar com o Tribunal, buscando sempre melhorar a prestação jurisdicional.

O presidente do TRT-MG falou da importância da visita do presidente do STF para a instituição. “A presença do ministro Dias Toffoli tem um simbolismo enorme, e nós estamos profundamente gratos e honrados”, disse.

Durante a reunião, o desembargador Marcus Moura fez uma exposição sobre a atuação da Justiça Trabalhista nos municípios do estado e a importância dela para os jurisdicionados. Ele falou também sobre a atuação da 5ª Vara do Trabalho de Betim, onde tramita a ação civil pública ajuizada pelo MPT em face da Vale, pelo rompimento da barragem de Brumadinho, e sobre a condução do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º e 2º Graus na resolução de conflitos.

A presença do ministro no TRT-MG foi ainda uma oportunidade para os desembargadores da Casa se manifestarem. O desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, gestor nacional do Programa Trabalho Seguro do TST, expôs as ações que vêm sendo desenvolvidas na prevenção dos acidentes de trabalho, muito mais de “perspectiva do que de retrospectiva”.

Já o desembargador Fernando Rios Neto, vice-corregedor do Tribunal, destacou para o ministro Dias Toffoli o trabalho dos servidores e juízes mineiros, que conseguem atender a toda a demanda trabalhista do estado, apesar do grande número de municípios, 853, o maior do Brasil, com 48 varas na capital e 110 no interior.

Mais um magistrado que se valeu da ocasião foi o desembargador José Eduardo Chaves, que agradeceu ao ministro a implantação do projeto de cooperação judiciária e reafirmou o reconhecimento pela solidariedade que ele vem empenhando em favor da Justiça do Trabalho.

Ao final da visita, o presidente do TRT ofereceu ao presidente do STF uma peça do artesanato mineiro produzida em São João del-Rei e recebeu um exemplar comemorativo dos 30 anos da Constituição Federal editado pelo Supremo.

> GALERIA DE FOTOS

Veja a entrevista exclusiva do presidente do STF para a TV TRT-MG.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br