TRT participa de lançamento da Rede Mineira de Laboratório de Inovação
Nesta terça-feira (4/10), foi realizado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) o lançamento da Rede Mineira de Laboratório de Inovação. A iniciativa envolve a atuação e interação de pessoas, de ideias e de organizações para propor, fomentar, desenvolver, gerenciar, impulsionar e apoiar ações que buscam a desburocratização, o aprimoramento de estruturas e a economia de recursos.
O TRT-MG aderiu ao acordo de cooperação da Rede, que tem como objetivos: promover o intercâmbio de conhecimentos entre os participantes; realizar eventos que tenham como objeto temas relacionados à inovação e pesquisa científica e tecnológica; conjugar esforços para o desenvolvimento e a execução de ações concernentes à inovação e pesquisa científica e tecnológica; compartilhar soluções tecnológicas, documentos, manuais e normativos relacionados ao objetivo da rede; compartilhar, quando possível, o acesso e o uso de recursos, espaços físicos, cursos de capacitação destinados às equipes de trabalho e as soluções tecnológicas; cocriação de programas e ações interinstitucionais de inovação e pesquisa científica e tecnológica; e incentivar a formação de novos laboratórios de inovação em Minas Gerais.
Dentre os benefícios da iniciativa, destacam-se o fortalecimento do ecossistema de inovação (os objetivos da rede cumprem o propósito de disseminar a cultura de inovação no Estado de Minas Gerais), o desenvolvimento dos participantes (laboratórios participantes compartilharão recursos, experiências e informações, atingindo um maior potencial de desenvolvimento), a construção de um futuro mais inovador (com ações e projetos desenvolvidos e implementados pela rede caminhamos para a construção de um futuro mais inovadora).
A Rede não envolve a transferência de recursos e tem vigência de 60 meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos. Além do TRT-MG e do TJMG, também são partícipes o TRF-6ª Região, TRE-MG, Tribunal de Justiça Militar, ALMG, Prodabel, Tribunal de Contas de Minas Gerais, Defensoria Pública de Minas Gerais, Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais, Seplag-MG, Fundação João Pinheiro, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Ouro Preto, Epamig e SKEMA Business School.
O juiz Bruno Alves Rodrigues (5º da direita para a esquerda), vice-coordenador da Comissão de Inovações Judiciárias do TRT-MG, participou da solenidade de abertura no TJMG