Última sessão de 2024 do Pleno faz balanço da gestão e aprova criação da Ouvidoria da Mulher
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
Na última sessão do ano de 2024, foi apresentado um vídeo aos desembargadores integrantes do Tribunal Pleno do TRT-MG com um balanço das ações da gestão, destacando a conquista do Prêmio CNJ de Qualidade na categoria Diamante. A criação da Ouvidoria da Mulher foi aprovada, com a desembargadora Maria Cristina Diniz Caixeta empossada como ouvidora da mulher. Também foram discutidos Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), incluindo temas sobre penhora de verbas e progressões horizontais. A Presidente do TRT, desembargadora Denise Alves Horta, anunciou a reforma do Plenário 1 e a mudança para o Plenário 5 e sessões online. A presidente encerrou com agradecimentos a todos os envolvidos nas conquistas do ano.
Saiba mais sobre esta iniciativaO Tribunal Pleno realizou a última sessão ordinária do ano de 2024, nesta quinta-feira (12/12), com diversas matérias na pauta. Um vídeo que destacou as principais iniciativas da gestão e resultados do Tribunal no ano de 2024 foi exibido e, ao final, a desembargadora Denise Alves Horta, presidente do TRT-MG, agradeceu a todos os envolvidos na conquista das premiações recebidas pela instituição durante o ano, especialmente a Premiação CNJ de Qualidade, na categoria Diamante. O TRT-MG foi premiado com mais de 90% de pontos, sendo o único tribunal trabalhista de grande porte contemplado nesta categoria.
Condecoração
Ainda no início da sessão, foi condecorado com a Medalha Ari Rocha, no Grau Oficial, o desembargador Clóvis Valença Alves Filho, do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Ceará.
Incidentes de Demandas Repetitivas
O desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, 1º vice-presidente, sugeriu quatro temas para uniformização voluntária das turmas de julgamento do TRT-MG.
Também foram apreciados Incidentes de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), sendo aprovado o IRDR com o tema: “Possibilidade de penhora de percentual das verbas constantes no Inciso IV do Artigo 833 do CPC, ou não, e a natureza de prestação alimentícia do crédito trabalhista, para os fins do § 2º do Art. 833/CPC”. Processo PJe n. 0013939-38.2023.5.03.0000 IRDR
Admitido o IRDR sobre o tema: “Aplicabilidade das Progressões Horizontais por Antiguidade (PHA) previstas no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) de 2008 da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), especificamente nos itens 5.2.3.3 e 5.2.3.2 do MANPES”. Processo PJe n. 0016561-56.2024.5.03.0000 IRDR. Neste caso, o Plenário não aprovou a suspensão dos processos que tramitam sobre o tema. Já a proposta de cancelamento da Súmula n. 49 e da Tese Jurídica Prevalecente (TJP) (Processo TRT n. 00213-2024-000-03-00-0 MA) foi aprovada.
Criada a Ouvidoria da Mulher
O Pleno também aprovou a alteração regimental que instituiu a criação da Ouvidoria da Mulher do TRT-MG que teve a desembargadora Maria Cristina Diniz Caixeta empossada como ouvidora durante a sessão. Vale destacar que ela já atuava como vice-ouvidora, ainda que sem a alteração regimental aprovada, como ouvidora da mulher. Para a magistrada, este é um momento único no TRT-MG, “em que começamos novo projeto, que já vem sendo desenhado, com mais certeza de que teremos árduo trabalho pela frente, mas que será realizado pela igualdade, e para preservar os direitos constantes na Constituição federal”.
Também presente à sessão, a presidente da Amatra3, juíza do trabalho Anaximandra Kátia Abreu, registrou os cumprimentos à desembargadora empossada no cargo de Ouvidora da Mulher.
Foi comunicado ainda que a partir deste mês de dezembro, o Plenário 1 passará por reformas e as sessões do Pleno serão realizadas presencialmente de forma parcial no Plenário 5 ,e on-line, até que a reforma seja concluída.
Ao encerrar a sessão, a presidente agradeceu o apoio e dedicação de magistrados, servidores, estagiários, prestadores de serviço, advogados por tudo o que fizeram para que o Regional mineiro pudesse fechar este ano com todas as conquistas e desejou Natal com paz e prosperidade a todos.
Órgão Especial
Dentre outras matérias, na sessão ordinária do Órgão Especial, os desembargadores referendaram ato da Presidência que concedeu aposentadoria voluntária à servidora Sônia Fernanda Gomes Moresi.