Você está aqui:

Unesco manifesta interesse em parceria com o Programa NÓS

publicado: 18/10/2024 às 17h46 | modificado: 18/10/2024 às 20h55
Resumo em texto simplificado

Na última terça-feira, (15/10), a Unesco se reuniu com instituições parceiras do programa NÓS – Justiça Restaurativa nas Escolas, com a participação da magistrada Sandra Maria Generoso Thomaz Leidecker. O programa, iniciado em 2018, visa implementar práticas de Justiça Restaurativa em escolas de Belo Horizonte para resolver conflitos. Conta com a colaboração de diversas instituições, incluindo o TRT-MG, MPMG e TJMG.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Na última terça-feira (15/10), ocorreu uma reunião entre a Unesco e instituições parceiras do programa NÓS – Justiça Restaurativa nas Escolas. A cogestora de 1º grau do programa, Sandra Maria Generoso Thomaz Leidecker, magistrada do TRT-MG, foi uma das participantes. Na reunião, a Unesco, por meio de sua regional chilena, manifestou interesse no programa NÓS para fins de pesquisa.

Iniciado em 2018, o programa NÓS (Núcleos para Orientação e Soluções para Conflitos Escolares) é desenvolvido pela Comissão de Justiça e Práticas Restaurativas e se encontra na 2ª edição. Sua finalidade é levar a visão da Justiça Restaurativa e o método dos Círculos de Construção de Paz para todas as escolas municipais de Belo Horizonte e escolas estaduais do estado inscritas no projeto e resolver conflitos escolares com uma equipe técnica inserida dentro do ambiente escolar, facilitando os processos restaurativos de tratamento desses conflitos.

O NÓS tem como parceiros o TRT-MG; o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com interveniência do Centro de Autocomposição (Compor); o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); a Defensoria Pública do Estado de MG, o município de Belo Horizonte e o governo do estado de Minas Gerais.

Visualizações: