Você está aqui:

Visita a escola em BH abre atividades de junho pelo combate ao trabalho infantil

publicado: 05/06/2023 às 19h10 | modificado: 06/06/2023 às 13h50

As atividades deste mês de junho, de conscientização pelo combate ao trabalho infantil, foram abertas, nesta segunda-feira, 5/6, na Escola Municipal Herbert José de Souza, no bairro Novo Aarão Reis, Região Norte de BH. A comunidade escolar recebeu a visita da gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, desembargadora do TRT-MG Jaqueline Monteiro de Lima, de servidores da Justiça do Trabalho e de três representantes do CRO-Jovem, além de nove voluntários, estudantes de odontologia. Foi realizado o evento Juventude Saudável Depende de Infância Saudável, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia. 

Cerca de 70 estudantes da Escola Integrada, com idade entre 10 e 12 anos, participaram da atividade, acompanhados de professores, da coordenadora pedagógica Júnia Helena dos Santos e da diretora da Escola Vanessa Júnia Ribeiro de Moraes Viana.

Estímulo à aprendizagem e saúde bucal

O evento foi aberto pela desembargadora Jaqueline Monteiro, que fez uma breve introdução, de forma didática, sobre a Justiça do Trabalho e o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.

Para chamar a atenção das crianças sobre a importância da higiene bucal, os estudantes de odontologia realizaram um teatro lúdico de fantoches sobre o cuidado com a saúde dos dentes e demonstraram para as crianças, na prática, como deve ser a escovação diária para prevenção de cáries e de outras doenças bucais.

A desembargadora enfatizou aos estudantes a importância do envolvimento com atividades educativas, recreativas e com a aprendizagem, que colabora para afastá-los do trabalho infantil. A realização do evento é uma parceria do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem com a Escola Judicial do TRT-MG/Centro de Memória.

Vulnerabilidade social

Para a diretora Vanessa Ribeiro Moraes, a ação agrega o trabalho que é realizado com os alunos, uma vez que a escola está inserida em uma comunidade com  potencial para a incidência de trabalho infantil e grande vulnerabilidade social. "A realização de um evento como este, reforça que lugar de criança é na escola e vem agregar ao trabalho feito na escola com os alunos" finalizou.

Veja a Galeria de Fotos

 

Visualizações: