Você está aqui:

Inaugurada a Primeira Exposição Coletiva do Centro Cultural

publicado: 16/10/2025 às 15h17 | modificado: 16/10/2025 às 17h42
Intitulada “Raízes da Alma”, a exposição teve sua abertura na noite de 08 de outubro e contou com a presença dos cinco artistas que compõem a mostra, além de uma apresentação de Bossa Nova.

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

-

A Desembargadora e Curadora do Centro Cultural do TRT-MG, Dra. Emilia Facchini, fez o discurso de abertura da Exposição “Raízes da Alma” e, em seguida, convidou os cinco artistas para se apresentarem e por conseguinte suas respectivas obras. (Foto: Luiz Philippe Lopes)

Na noite dessa quarta-feira, 08/10/2025, o Centro Cultural do TRT-MG foi tomado por familiares, amigos e convidados que prestigiaram os artistas plásticos Bárbara Rigamonte, Carlos Rodrigues, Eugenio Clavelles Arredondo, Eustáquio e Helena, e Sânzio.

“Raízes da Alma” é a primeira Exposição Coletiva do Centro Cultural e sua abertura se mostrou muito bem sucedida. O artista e também percussionista, Eugenio Clavelles, foi o responsável por entreter o público no início do evento com a apresentação de músicas do estilo Bossa Nova, como Garota de Ipanema.

-O artista Eugenio Clavelles Arredondo realiza uma performance musical no estilo Bossa Nova durante a abertura da exposição, encantando o público do Centro Cultural. (Foto: Luiz Philippe Lopes)

Com um acervo diversificado de pinturas e esculturas, a mostra apresenta obras que dialogam com temas contemporâneos e de grande relevância.

A série “Negritude”, de Eugenio, celebra a ancestralidade, a cultura negra e africana, e homenageia pessoas importantes para o artista. “Entre Frestas e Arestas”, de Bárbara Rigamonte, apresenta uma seleção de obras que conectam o íntimo ao exterior, trazendo  formas de comunicação que vão além da palavra, proporcionando uma reflexão sobre os desafios da saúde mental e a luta contra a invisibilidade. Já em “Pele Ambiência”, o artista Sânzio aborda  a resistência por meio da conexão entre arte, natureza e ser humano.

-Algumas obras do artista plástico Sânzio. (Foto: Luiz Philippe Lopes)

-Algumas obras do escultor cubano Eugenio Clavelles Arredondo. (Foto: Luiz Philippe Lopes)

-Uma das obras e o banner de apresentação da artista plástica Bárbara Rigamonte. (Foto: Luiz Philippe Lopes)

A exposição “Do Manuscrito ao Livro – Arte”, do artista encadernador Carlos Rodrigues, demonstra a evolução da escrita, da encadernação e do livro. Por fim, “Luzes do Universo”, dos escultores Eustáquio e Helena, presta uma delicada homenagem aos 123 anos de Carlos Drummond de Andrade, referência na literatura brasileira, com uma série de esculturas rústicas que falam sobre sua história e suas relações familiares e de amizade.

-A escultura de Carlos Drummond de Andrade do casal de escultores Eustáquio e Helena. (Foto: Luiz Philippe Lopes)

-Algumas obras do artista encadernador Carlos Rodrigues. (Foto: Luiz Philippe Lopes)

A exposição “Raízes da Alma” é gratuita e permanece aberta à visitação até 07/11/2025, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Cultural do TRT-MG, localizado à Rua da Bahia, 112, Centro.

Confira aqui as fotos do evento.

Por Luiz Philippe Lopes.

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

Anteriores