Inaugurada Exposição “Inacabado Perfeito” no Centro Cultural
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

A noite de quarta-feira, 19 de novembro, marcou o Centro Cultural pela inauguração da última exposição do ano de 2025, intitulada “Inacabado Perfeito”, do artista plástico mineiro Marcus Amaral.
Natural de Divinópolis, o artista se mudou para Belo Horizonte em 1980, onde se formou em Engenharia Civil e cursou Belas Artes por 2 anos, que foram fundamentais em sua formação artística e onde teve contato com grandes professores e artistas como Amílcar de Castro, Mário Zavagli, Álvaro Apocalipse e outros.

No início, utilizava pastel seco puro sobre o papel, possibilitando os primeiros trabalhos abstratos. Na busca de novos efeitos visuais, começou a utilizar elementos de sua própria criação feitos de acetatos, peças de acrílico, lâminas e perfis de alumínio, folhas de jornais e revistas, pregos parafusos e linhas.
A partir dos anos 2000, passou a utilizar o fogo em seu trabalho artístico e o resultado é uma série de obras tridimensionais com texturas e impressões sensoriais, que desafiam o visitante a repensar os usos dos objetos e técnicas.

Desde 1988, Marcus Amaral expôs em várias cidades de Minas Gerais e foi premiado com o 2º lugar, no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro. Além disso, o artista também expôs em diversos países, como França, Estados Unidos, Finlândia e Japão.

O evento contou com a presença de amigos, familiares e entusiastas da arte, no Centro Cultural, que inaugura a última exposição do ano de 2025, reunindo poesia, intensidade e originalidade.
Confira aqui as fotos do evento.
Por Luiz Philippe Lopes.