Você está aqui:

Alunos da Unifor participam de atividades do programa Justiça e Cidadania

publicado: 05/11/2024 às 19h36 | modificado: 05/11/2024 às 20h55
Resumo em texto simplificado

Estudantes do curso de Direito do Centro Universitário de Formiga (Unifor/MG) visitam o TRT-MG pelo programa Justiça e Cidadania. A visita incluiu a participação em uma sessão de segunda instância e uma audiência simulada com o juiz Marcelo Oliveira da Silva, onde os alunos desempenharam diferentes papéis em um caso de acidente de trabalho. Os alunos também visitaram o Centro de Memória e participaram do Laboratório de Atividades Judiciais, manuseando processos judiciais.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Alunos durante audiência simulada

Em mais um dia de atividades do programa Justiça e Cidadania, promovido pelo Centro de Memórias/Escola Judicial, 24 alunos dos 6º, 8º e 10º períodos do curso de Direito do Centro Universitário de Formiga – Unifor/MG visitaram o edifício-sede do TRT-MG, na tarde desta terça-feira (5/11).

Logo no início da visita, os alunos compareceram a uma sessão de segunda instância da 5ª Turma de Julgamento do TRT-MG, no Plenário I. Em seguida, os estudantes participaram de uma visita mediada à exposição “Trabalho e Cidadania” e, após, realizaram uma audiência simulada, conduzida pelo juiz titular da 12ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, Marcelo Oliveira da Silva. Na ocasião, os alunos assumiram os papéis de advogados, reclamante, preposto e testemunha sobre o caso de acidente de trabalho com alegação de dano estético.

A professora Ana Flávia Paulinelli Rodrigues Nunes ressaltou a importância dessa experiência para os alunos: “O programa Justiça e Cidadania do TRT-MG é o mais completo que já participei, pois proporciona um rico aprendizado. Os alunos têm a oportunidade de se conectar com a história do Direito do Trabalho e analisar os direitos que foram e ainda são desrespeitados. Essa vivência é fundamental para que possam aplicar a teoria na prática e se prepararem para o futuro profissional”.

Estudantes durante visita ao Laboratório de atividades judiciais

Pela manhã, os estudantes visitaram o prédio do Tribunal da rua Curitiba, onde conheceram o Centro de Memória e participaram do Laboratório de Atividades Judiciais. Durante essa atividade, os alunos puderam consultar e manusear processos judiciais históricos de guarda permanente do Regional mineiro.

Veja galeria de fotos.

Visualizações: