Alunos de Direito visitam o TRT-MG pelo programa Justiça e Cidadania
Resumo em texto simplificado
Estudantes de Direito da UFMG e da Faculdade Anhanguera visitaram o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, conhecendo o Plenário, assistindo a sessões de julgamento e explorando a exposição "Trabalho & Cidadania". A experiência proporcionou aos alunos uma visão prática sobre os temas estudados em sala de aula, especialmente sobre recursos e a dinâmica da Justiça do Trabalho. O Centro de Memória do TRT-MG, responsável pela exposição, visa preservar e promover a história da Justiça Trabalhista em Minas Gerais.
Saiba mais sobre esta iniciativaNesta quinta-feira (21/11), estudantes da graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG visitaram o Tribunal, dentro das atividades do programa Justiça e Cidadania, sob coordenação da Escola Judicial. Divididos em duas turmas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a exposição Trabalho & Cidadania, disponível para visita gratuita no edifício-sede. Além disso, conheceram o plenário, onde o primeiro grupo de graduandos assistiu a uma sessão de julgamento da 8ª Turma de desembargadores.
Também, na última terça-feira (19/11), o TRT-MG recebeu no plenário do edifício-sede as turmas de 4° a 6° período da graduação em Direito da Faculdade Anhanguera – Unidade Guajajaras. Seguindo o cronograma de visita, os alunos assistiram a uma sessão plenária da 5ª Turma de Julgamento.
Após o intervalo, passaram pela visita mediada à exposição Trabalho & Cidadania, também administrada pelo Centro de Memória do TRT-MG. A exposição tem o objetivo de apresentar a Justiça do Trabalho e sua história para o público em geral. As turmas de terça-feira não participaram da simulação de audiência.
A importância do Justiça e Cidadania
A professora Anna Carolina Brant Andrade comentou sobre a experiência: “Essa é a segunda vez que eu trago alunos para uma sessão de Plenário. Eu acho que eles conseguem perceber na prática o que a gente vê na teoria dentro de sala de aula. Porque são vários assuntos abordados neste semestre.”
O professor William Zenon Nogueira Conrado, que já conhece a dinâmica do programa, complementou o pensamento da professora: “A experiência da sessão do Plenário para a questão dos recursos é muito importante, porque muitas vezes os alunos só têm acesso até a primeira instância. Então a relevância dos alunos estarem convivendo com isso é grande, principalmente para quem quer advogar ou concorrer em concursos públicos.”
A aluna Emilly Silva Santos também deu sua opinião. “É surreal ver o nível de inteligência deles (desembargadores) e de humanidade com o que eles lidam. Deu pra ver o quanto eles se esforçam para entender todos os lados e agir da forma mais justa possível.”
O Centro de Memória foi criado em março de 1997 pelo TRT-MG. Inicialmente denominado Projeto Memória, tinha como finalidades ter um acervo permanente para o registro da memória trabalhista no estado de Minas Gerais, para promover o levantamento histórico da Justiça do Trabalho e estimular a consciência social em estudantes de redes públicas e privadas.