CNJ divulga 5º Balanço de Sustentabilidade do Poder Judiciário
Em recente publicação, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou o 5º Balanço de Sustentabilidade do Poder Judiciário, no qual apresenta resultados da Resolução 201/2015, que dispõe sobre a criação e as competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e a implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ).
A Resolução prevê indicadores mínimos que devem ser aplicados nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário para avaliação do desempenho ambiental e econômico do Plano de Logística Sustentável. Esses indicadores mínimos estão relacionados ao uso de papel e de copos descartáveis, à gestão de resíduos, ao uso de água envasada em embalagens plásticas, à limpeza, ao gasto com aparelhos de impressão, ao gasto com reformas, ao uso de veículos e de combustível, ao uso de energia elétrica, à capacitação ambiental, à capacitação em qualidade de vida e à participação em ação solidária.
Mensurando e combinando esses indicadores mínimos, foi possível chegar ao IDS – Índice de Desempenho de Sustentabilidade e estabelecer o ranking entre 118 órgãos do Poder Judiciário. Entre os Tribunais Regionais do Trabalho, o TRT-MG ficou em 4º lugar no IDS, havendo um aumento de 2,9 pontos percentuais ni índice com relação a 2019.
Para Júnia Oliveira, chefe da Seção de Gestão Sustentável do TRT-MG, o Balanço, assim como o PLS (Plano de Logística Sustentável), são importantes instrumentos de governança para o Poder Judiciário, que revelam as estratégias adotadas para avançarmos no desenvolvimento de iniciativas para a redução de custos, do consumo de bens e de recursos, além da conscientização dos impactos naturais e econômicos que esses atos provocam. Ela conclui reconhecendo que a divulgação desses dados mostra a importância de estarmos todos em sintonia para alcançarmos índices cada vez mais satisfatórios.
Conheça todos os dados do 5º Balanço de Sustentabilidade do Poder Judiciário
Saiba o que o TRT-MG tem feito para proteger o meio ambiente