Você está aqui:

Começa o Outubro da Criança no TRT

publicado: 03/10/2022 às 18h01 | modificado: 06/10/2022 às 14h02

Outubro será um mês dedicado às crianças na Justiça do Trabalho em Minas Gerais. Mais de 10 visitas de alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte estão agendadas no período. Os estudantes conhecerão a Exposição Trabalho & Cidadania, na sede do TRT-MG, e participarão de audiências simuladas abordando o tema trabalho infantil.

O Outubro da Criança, que é uma parceria do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA) com a Escola Judicial - Centro de Memória do Tribunal, teve início nesta segunda-feira (3/10) com a visita dos alunos do 5º ano da Escola Municipal Honorina de Barros.

800px2_2022_1003_JustCidadania_TrabInfantil_MesdasCriancas_LeoAndrade190.jpg

Os estudantes receberam kit com livro, lápis de cor, bloco para desenho, caneca e cartilha com informações sobre o combate ao trabalho infantil

A desembargadora Rosemary de Oliveira Pires Afonso, 2ª vice-presidente do TRT-MG e diretora da Escola Judicial, abriu a solenidade. Na ocasião, ela representou o presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Mohallem, e leu uma mensagem para as crianças escrita por ele. “Neste mês, estão atrelados dois pilares da nossa sociedade, pois se comemora também o magistério. Ambos, crianças e professores, têm em suas mãos o futuro deste país, um país, que se espera, possa crescer sem o trabalho infantil e com muita educação”, transmitiu a desembargadora Rosemary.

Em seguida, a desembargadora Jaqueline Monteiro de Lima, gestora regional do PCTIEA, recebeu as crianças, falando da alegria de poder realizar o evento de forma presencial depois de dois anos. Ela reforçou com os estudantes a importância da educação para que elas tenham um futuro mais digno. “Exercitem o direito de sonhar, tenham coragem, esperança, determinação, dedicação para que vocês tenham um futuro mais digno e feliz”.

Contação de história

O destaque da solenidade de abertura do Outubro da Criança ficou a cargo da juíza aposentada do TRT-MG e escritora Diva Dorothy Safe Carneiro. Ela protagonizou uma contação de histórias, com a participação ativa das crianças, sobre os Caminhantes da Estrada Real – grupo ao qual pertence e que percorre a pé o trajeto de 1.600 km entre Diamantina (MG) e Paraty (RJ). Em seus “causos”, ela abordou momentos históricos do país, como a mineração, a Inconfidência Mineira e a Independência do Brasil, retratando a Estrada Real não somente como o “caminho do ouro”, mas também como “caminho da liberdade”.

800px1_2022_1003_JustCidadania_TrabInfantil_MesdasCriancas_LeoAndrade141.jpg

A escritora Diva Dorothy durante contação de história para as crianças; ao fundo, magistrados e servidores que atuam no PCTIEA e no Centro de Memória e professores da Escola Municipal Honorina de Barros

Como previsto em todas as visitas escolares que ocorrerão neste mês, os alunos que estiveram no TRT-MG nesta tarde ainda passaram pela Exposição Trabalho & Cidadania e participaram de uma audiência simulada conduzida pela juíza Érica Judice, que também é gestora regional do PCTIEA.

800px3_2022_1003_JustCidadania_TrabInfantil_MesdasCriancas_LeoAndrade190.jpg

Os alunos conferindo os painéis da exposição "Um mundo sem trabalho infantil"

 


> GALERIA DE FOTOS      (Fotos: Leonardo Andrade, Secom / TRT-MG)

Visualizações: