Você está aqui:

Conceição do Mato Dentro recebe Caravana de Interiorização do Combate ao Trabalho Escravo

publicado: 01/10/2025 às 14h47 | modificado: 01/10/2025 às 18h26

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

A cidade de Conceição do Mato Dentro (MG) recebeu, em 30 de setembro de 2025, a Caravana de Interiorização contra o Trabalho Escravo, organizada por instituições como o TRT-MG, OAB-MG, MPT e a UFMG. A iniciativa busca levar informação e articular ações para combater o trabalho análogo à escravidão, especialmente em cidades com altos índices de violações trabalhistas, como é o caso da cidade, marcada pela atividade mineradora.

A programação incluiu:

  • Visita à Escola Estadual Instituto São Joaquim, com palestras e exibição de documentários para conscientizar estudantes;

  • Entrevistas em rádio local, convidando a população para se engajar;

  • Conferência na Câmara Municipal, com autoridades e representantes locais, discutindo o problema e formas de combate.

O evento foi encerrado com a assinatura de uma Carta de Compromisso para promover o trabalho decente e combater práticas ilegais. As próximas paradas da Caravana serão Manhuaçu (24/10) e Araxá (30/10).

Saiba mais sobre esta iniciativa

Conceição do Mato Dentro, na região central de Minas Gerais, é a terceira cidade a receber, em 2025, a Caravana de Interiorização contra o Trabalho Escravo. Nesta terça-feira (30/9), representantes do TRT-MG, da OAB-Seção Minas Gerais, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Clínica de Combate ao Trabalho Escravo da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) chegaram à cidade para cumprir mais uma agenda de compromissos, que incluiu a visita a uma escola local e um painel aberto à comunidade para debater as formas de combater a exploração ilegal da mão de obra e a promoção do conceito de trabalho decente.

A iniciativa tem o objetivo de levar o debate e o conhecimento técnico a cidades do Estado com os maiores índices de autuações por violações trabalhistas, visando aprimorar a articulação de instituições e comunidades para melhor combater estas infrações. Conceição do Mato Dentro entrou no mapa da Caravana pelo alto índice de demandas trabalhistas originárias especialmente da atividade mineradora.

Chegada da Caravana de Combate ao Trabalho Escravo em Conceição do Mato Dentro

Nesta edição, o TRT-MG foi representado pela desembargadora Paula de Oliveira Cantelli, gestora Regional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas e Proteção ao Trabalho do Migrante; pelo desembargador Luiz Otávio Linhares Renault, que neste evento representou a presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta; e pela juíza do Trabalho, Cristiana Soares Campos, gestora regional de 1º grau do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

Também integraram a Caravana o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Arlélio de Carvalho Lage; a advogada e pesquisadora da UFMG, Fernanda Melo e a servidora do TRT-MG, Raquel de Andrade Gomes. A OAB - Seção Minas Gerais foi representada pela secretária-geral adjunta da entidade e presidente da Associação Mineira dos Advogados Trabalhistas (Amat), advogada Cássia Haten e pelo anfitrião, presidente da subseção da OAB em Conceição do Mato Dentro, advogado Marcos Felipe de Almeida. 

Formação de jovens

As atividades começaram com uma visita a alunos da Escola Estadual Instituto São Joaquim. Um dos objetivos desta visita técnica é conscientizar os estudantes sobre as novas formas de trabalho análogo à escravidão para que eles possam ajudar a identificar e até mesmo denunciar violações. Os estudantes acompanharam palestras e a exibição de documentários que denunciam as diversas formas de trabalho análogo à escravidão e ações das entidades parceiras no combate às violações trabalhistas. Eles foram convidados a refletir sobre como as violações trabalhistas se dão no mundo contemporâneo e como relações familiares podem camuflar práticas de violação de direitos. Foram também inspirados a buscar, na educação, formas de denunciar e combater as irregularidades.

Crianças e adolescentes ouvem palestras e assistem a documentários sobre o enfrentamento ao trabalho escravo

Mobilização da comunidade

Os integrantes da Caravana também estiveram na Rádio local Bom Jesus, onde falaram sobre os diversos aspectos das práticas de trabalho análogo à escravidão e sobre os objetivos da Caravana que tem percorrido o Estado. Na entrevista também convidaram a comunidade para debater o tema num encontro na Câmara Municipal da cidade. 

Integrantes da Caravana de combate ao trabalho escravo dão entrevista na Rádio Bom Jesus em Conceição do Mato Dentro

Carta de Compromisso

À noite, representantes das entidades integrantes da Caravana se reuniram no auditório da Câmara Municipal da cidade para uma conferência, na qual falaram a uma plateia de advogados, servidores, professores, comerciantes e representantes da sociedade civil sobre a realidade do trabalho análogo à escravidão no Brasil e no mundo e de como cada um pode contribuir para a erradicação desta prática, que compromete o futuro de crianças e cerceia oportunidades de trabalhadores.

Além das entidades integrantes da Caravana, participaram da mesa representantes do poder público local, Amanda Luchesi, representando o prefeito Otávio Costa; e o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Sidinei Seabra.

Conferência com entidades parceiras da Caravana de Combate ao Trabalho Escravo em Conceição do Mato Dentro

O desembargador do TRT-MG Luiz Otávio Renault agradeceu a acolhida da Caravana no município e ressaltou a importância do comprometimento de todos nesta luta, assim como a desembargadora Paula Cantelli, que explicou a origem e os objetivos da iniciativa. O procurador-chefe do MPT, Arlélio de Carvalho Lage abordou o contexto histórico da escravidão que, segundo ele, reflete-se ainda hoje na realidade do trabalho.

A secretária-geral adjunta da OAB-MG, Cássia Haten, destacou que o tema é urgente e como práticas ilegais no mundo do trabalho comprometem a cidadania. O presidente da OAB local, Marcos Felipe Almeida, ressaltou que este é um dos temas mais controversos do mundo do trabalho e que é dever de todos empreender esforços para extinguir tais práticas.

A juíza trabalhista Cristiana Campos chamou a atenção de todos para a importância da educação como forma de prevenir que crianças e adolescentes sejam vítimas das violações de direitos. A pesquisadora e advogada Fernanda Mello ressaltou a importância da informação no combate às formas degradantes de trabalho. 

Assinatura da carta de compromisso contra o trabalho escravo em Conceição do Mato Dentro

O encontro terminou com a assinatura de uma Carta de Compromisso conjunta pelo combate ao trabalho análogo à escravidão e promoção do trabalho decente que, dentre os vários pontos, destaca o fortalecimento de ações de sensibilização, educação e mobilização social direcionadas à essa finalidade.

As próximas paradas da Caravana de Interiorização do Combate ao Trabalho Escravo serão: 

- 30/10/2025 - Araxá;
- 19/11/2025 – Juiz de Fora.

*As datas acima são propostas, podendo ser alteradas em conformidade com disponibilidade e demanda dos participantes da Caravana.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br