Correição em 2021 começa pela 1ª VT de Uberaba de forma telepresencial
Realizada anualmente em todas as varas do trabalho do estado, por força do artigo 27 do Regimento Interno da instituição, começou nesta segunda-feira (25), na 1ª Vara do Trabalho de Uberaba, a ser cumprida a agenda de correições ordinárias do TRT-MG. Essas atividades estão sendo realizadas de forma telepresencial por causa da pandemia da Covid-19.
Tendo como corregedora e vice-corregedora na atual gestão as desembargadoras Ana Maria Amorim Rebouças e Maristela Íris da Silva Malheiros, respectivamente, a Corregedoria tem como uma de suas atribuições, a inspeção e correição permanentes com relação aos juízos de primeira instância e serviços judiciários.
Participaram da correição na 1ª Vara do Trabalho de Uberaba a juíza titular, Vaneli Cristine Silva de Mattos; o juiz auxiliar, Emanuel Holanda Almeida; a secretária da vara, Luciana Alves Bezerra Ramos, e servidores da unidade. Terminados os trabalhos, a corregedora destacou o trabalho da equipe da 1ª VT de Uberaba “no difícil ano de 2020“ e os "prestimosos empenho e dedicação em 2021”.
Confira aqui o calendário de correições.
Competência da Corregedoria
A atuação correcional é, ao mesmo tempo, fiscalizadora e disciplinar. Desenvolve-se em sintonia com os objetivos, entre outros, de orientar, em ação pedagógica, para prevenir falhas; coibir omissões quanto a deveres, abusos e práticas nocivas aos interesses institucionais e dos jurisdicionados; aprimorar e uniformizar os procedimentos e serviços judiciários; zelar pela boa ordem processual, eficiência, qualidade e celeridade da atividade dos juízes e dos servidores das varas.
Nos artigos 30 e 31 do Regimento Interno do TRT-MG, constam as atribuições do corregedor e do vice-corregedor, estando o procedimento correcional e os seus desdobramentos descritos nos artigos 32 a 37 e 52 a 55 da referida norma regimental.