Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa – campanha alerta sobre práticas discriminatórias no ambiente de trabalho
As religiões afro-brasileiras são manifestações religiosas originadas da fusão das tradições espirituais africanas trazidas pelos povos escravizados ao Brasil com elementos das culturas indígenas e do cristianismo europeu, especialmente do catolicismo. Elas constituem um importante patrimônio cultural do país, representando resistência, identidade e conexão espiritual. As religiões afro-brasileiras têm um papel significativo na formação da identidade cultural do Brasil, refletindo a riqueza das contribuições africanas. Apesar disso, elas enfrentam desafios como o preconceito religioso e o racismo estrutural, o que torna urgente a promoção do respeito à diversidade religiosa.
Saiba mais sobre as principais religiões afro-brasileiras e outras, que têm suas características e práticas próprias, em um texto especialmente preparado para o dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.