Espetáculo "As quatro estações" encanta o público no Cecult do TRT-MG
Resumo em texto simplificado
A noite desta terça-feira (29/4) reuniu uma plateia muito atenta, que lotou o espaço para assistir ao concerto “As Quatro Estações”, apresentado pelo mais antigo grupo de música barroca em atividade em Minas - o Música Figurata, no Centro Cultural (Cecult) do TRT-MG. O espetáculo "As quatro Estações", de Vivaldi, marca os 300 anos da publicação da obra do músico e compositor italiano. O grupo ainda trouxe uma peça de execução inédita no Brasil. O evento fechou o segundo dia de atividades do 5º Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres.
Saiba mais sobre esta iniciativaA noite desta terça-feira (29/4) reuniu uma plateia muito atenta, que lotou o espaço para assistir ao concerto “As Quatro Estações”, apresentado pelo mais antigo grupo de música barroca em atividade em Minas - o Música Figurata, no Centro Cultural (Cecult) do TRT-MG. O espetáculo "As quatro Estações", de Vivaldi, marca os 300 anos da publicação da obra do músico e compositor italiano. O grupo ainda trouxe uma peça de execução inédita no Brasil, derivada do concerto original, descoberta após uma intensa pesquisa coordenada pelo diretor artístico, Robson Bessa. O evento fechou o segundo dia de atividades do 5º Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres.
"A música de Vivaldi toca muito as emoções e esta obra tem muito em comum com as mulheres. Foi pra elas que Vivaldi compôs este concerto", explicou o músico. Robson Bessa é um nome de destaque no cenário artístico nacional, com ampla experiência e habilidade única para transformar projetos criativos em realidade. É Pós-Doutor junto PPGMUS-UFMG, PNPD com bolsa da Capes, e Doutor em Teoria da literatura e literatura comparada pela Fale-UFMG/ Universitá Orientale di Napoli, Mestre em Musicologia pela Esmu-UFMG, e é também especialista em Cravo pela Université de Montréal (Canadá).
Obra inédita
Para a apresentação, Robson Bessa e sua equipe fizeram intensa pesquisa e descobriram peça inédita no Brasil, a versão cantada da Primavera, o Motet à Grand Chœur "Laudate Dominum" (D'après le Printemps de Vivaldi) (c.1770), feita por Michel Corrette, que foi apresentada juntamente com “As Quatro Estações”, engrandecendo ainda mais o espetáculo. Tal versão nunca foi exibida no Brasil. O público assistiu a uma versão cantada do concerto que levou ao palco 12 músicos e 6 cantores.
A curadora do Centro Cultural do TRT-MG, desembargadora Emília Facchini, deu as boas vindas aos músicos e à plateia e destacou que "o espetáculo convida à reflexão e à celebração, além de ser uma experiência muito enriquecedora", finalizou.