Você está aqui:

Espetáculo "As quatro estações" encanta o público no Cecult do TRT-MG

publicado: 29/04/2025 às 20h47 | modificado: 29/04/2025 às 21h20
Resumo em texto simplificado

A noite desta terça-feira (29/4) reuniu uma plateia muito atenta, que lotou o espaço para assistir ao concerto “As Quatro Estações”, apresentado pelo mais antigo grupo de música barroca em atividade em Minas - o Música Figurata, no Centro Cultural (Cecult) do TRT-MG. O espetáculo "As quatro Estações", de Vivaldi, marca os 300 anos da publicação da obra do músico e compositor italiano. O grupo ainda trouxe uma peça de execução inédita no Brasil. O evento fechou o segundo dia de atividades do 5º Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres. 

Saiba mais sobre esta iniciativa

A noite desta terça-feira (29/4) reuniu uma plateia muito atenta, que lotou o espaço para assistir ao concerto “As Quatro Estações”, apresentado pelo mais antigo grupo de música barroca em atividade em Minas - o Música Figurata, no Centro Cultural (Cecult) do TRT-MG. O espetáculo "As quatro Estações", de Vivaldi, marca os 300 anos da publicação da obra do músico e compositor italiano. O grupo ainda trouxe uma peça de execução inédita no Brasil, derivada do concerto original, descoberta após uma intensa pesquisa coordenada pelo diretor artístico, Robson Bessa. O evento fechou o segundo dia de atividades do 5º Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres. 

foto do grupo de música barroca Música Figurata se apresentando com instrumentos variados

"A música de Vivaldi toca muito as emoções e esta obra tem muito em comum com as mulheres. Foi pra elas que Vivaldi compôs este concerto", explicou o músico. Robson Bessa é um nome de destaque no cenário artístico nacional, com ampla experiência e habilidade única para transformar projetos criativos em realidade. É Pós-Doutor junto PPGMUS-UFMG, PNPD com bolsa da Capes, e Doutor em Teoria da literatura e literatura comparada pela Fale-UFMG/ Universitá Orientale di Napoli, Mestre em Musicologia pela Esmu-UFMG, e é também especialista em Cravo pela Université de Montréal (Canadá).

Obra inédita

Para a apresentação, Robson Bessa e sua equipe fizeram intensa pesquisa e descobriram peça inédita no Brasil, a versão cantada da Primavera, o Motet à Grand Chœur "Laudate Dominum" (D'après le Printemps de Vivaldi) (c.1770), feita por Michel Corrette, que foi apresentada juntamente com “As Quatro Estações”, engrandecendo ainda mais o espetáculo. Tal versão nunca foi exibida no Brasil. O público assistiu a uma versão cantada do concerto que levou ao palco 12 músicos e 6 cantores. 

foto da plateia lotada sentada aplaudindo

A curadora do Centro Cultural do TRT-MG, desembargadora Emília Facchini, deu as boas vindas aos músicos e à plateia e destacou que "o espetáculo convida à reflexão e à celebração, além de ser uma experiência muito enriquecedora", finalizou. 

Veja galeria de fotos

Visualizações: