FestLabs Sudeste: inovação do Poder Judiciário é pauta nos Tribunais
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
O FestLabs Sudeste teve início em Belo Horizonte, reunindo representantes de 21 tribunais para promover inovação no Judiciário. O evento, apoiado pelo CNJ, visa compartilhar práticas entre Laboratórios de Inovação e melhorar a prestação jurisdicional. O TRT-MG teve destaque com participação ativa de sua presidente, magistrados e servidores.
Saiba mais sobre esta iniciativaNesta quinta-feira (21/8), a cidade de Belo Horizonte sediou o primeiro dia do FestLabs Sudeste, evento de inovação do Poder Judiciário que chega a sua 4ª edição regional (mas a primeira no Sudeste) e que reúne magistrados e servidores de 21 Tribunais dos quatros Estados da região. As atividades foram desenvolvidas no Salão de Eventos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/MG).
A realização do evento é fruto de parceria entre os tribunais mineiros: Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3), Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) e Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG).
Com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o FestLabs tem por objetivo propiciar a troca de experiências entre os Laboratórios de Inovação, despertando a criação de soluções inovadoras para aprimorar a prestação jurisdicional, promovendo uma Justiça mais eficiente, acessível e humana. A programação do evento prevê a realização de palestras, oficinas, rodas de conversas, apresentações de projetos e imersão em práticas de inovação. Aproximadamente 100 integrantes dos Laboratórios de Inovação participam do encontro.
TRT-MG em destaque
A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, compôs a mesa de abertura do evento. A magistrada destacou que “a escassez de recursos humanos e financeiros impõe limites concretos ao serviço público, e é exatamente nesse cenário que a inovação se torna uma aliada indispensável”.
Além da presidente, o TRT mineiro esteve representado pela desembargadora Jaqueline Monteiro de Lima, coordenadora da Comissão de Inovação Judiciária e por vários servidores, entre laboratoristas do coLABore e entusiastas da inovação. Para Hudson Freitas, chefe do coLABore, o evento é uma oportunidade para “trazer um pouco sobre a perspectiva da Justiça do Trabalho e mostrar como o TRT3 tem desempenhado e desenvolvido projetos e se preocupado com o desenvolvimento da Justiça trabalhista por meio da inovação, buscando melhorar a vida em sociedade, a prestação institucional e a qualidade de vida daqueles que precisam da Justiça".

Evento nacional
O Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação, também conhecido como FestLabs Nacional, é um evento anual promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que reúne laboratórios e agentes de inovação do Poder Judiciário de todo o país. Neste ano, o evento será realizado em Belém-PA, do dia 3 a 5 de setembro. Os servidores do coLABore Hudson Freitas e Samuel Ferreira representarão o TRT mineiro, na ocasião.