Antônio Álvares da Silva é recebido no TRT-MG para gravar História Oral
Resumo em texto simplificado
Nesta terça-feira (3/9), o Centro de Memória e Biblioteca do TRT-MG reabriu o Programa de História Oral com a participação do desembargador aposentado Antônio Álvares da Silva. O evento contou com a presença da presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, que destacou a importância do professor para a história e a cultura jurídica. Serão realizados quatro encontros para o professor compartilhar sua trajetória, com os vídeos resultantes sendo disponibilizados posteriormente. Antônio Álvares da Silva é um renomado jurista, ex-professor da UFMG e autor de 45 livros sobre Direito do Trabalho.
Saiba mais sobre esta iniciativaFoi reaberto nesta terça-feira (3/9), por iniciativa do Centro de Memória e Biblioteca do TRT-MG/Escola Judicial, o Programa de História Oral, com a participação do professor Antônio Álvares da Silva, desembargador aposentado do Tribunal. Estão previstos quatro encontros com ele para falar sobre sua história de vida. Após edição e finalização, os vídeos serão disponibilizados para os interessados.
Tradição oral
Antes da gravação, a presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, recebeu o professor Antônio Álvares da Silva, na exposição Trabalho & Cidadania, no hall do edifício-sede, acompanhada de outros desembargadores, juízes e servidores. A presidente fez uma breve saudação, destacando a importância do professor e jurista para a interpretação dos fatos, da história e da cultura jurídica e social que formou várias gerações de estudantes e magistrados. Ela frisou que a gravação do programa é importante, porque pela tradição oral, a memória da instituição alcança futuras gerações, especialmente sob o olhar e as impressões daqueles que vivenciaram os fatos e podem contar para gerações seguintes.
O Programa de História Oral do TRT-MG registra fatos e informações obtidas em entrevistas com magistrados, servidores, advogados, juristas, professores e sindicalistas cujas atividades profissionais ligam-se à Justiça do Trabalho.
Currículo
Antônio Álvares da Silva foi desembargador do TRT-MG até 2011, quando se aposentou. Foi professor titular de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da UFMG, nos cursos de graduação e pós-graduação, doutor e livre-docente pela Faculdade de Direito da UFMG, pós-graduado pelas universidades de Berlim, Munique e Konstanz, na Alemanha; Salzburg, na Áustria; Bologna, na Itália; e Coimbra, em Portugal. É , autor de 45 livros sobre Direito do Trabalho e ciência jurídica em geral.