Desembargadora 2ª vice-presidente do TRT-MG participa da abertura do III Congresso Nacional de Direito Sindical
A desembargadora Emília Facchini, 2ª vice-presidente, diretora da Escola Judicial e ouvidora do TRT da 3ª Região (MG), representando a presidente do Regional, desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria, participou da abertura solene do III Congresso Nacional de Direito Sindical da OAB Federal, realizada na 5ª feira (10), em Belo Horizonte. A cerimônia se iniciou às 19h30min, no Mix Garden Espaço de Eventos, e as atividades científicas aconteceram no dia 11, das 09h às 19h, no Minascentro - Centro de Convenções.
Na ocasião, a 2ª Vice-presidente foi homenageada com a comenda Cidadania Sindical, oferecida pela OAB e pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. O congresso contou com a participação dos dirigentes de OAB de todo o país, advogados, autoridades do mundo oficial jurídico, líderes políticos e sindicais, operadores do Direito, pesquisadores, professores e membros da sociedade civil organizada. E debateu temas como o direito de greve, dissídio coletivo e terceirização.
Promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Conselho Federal da OAB, o congresso recebeu cerca de duas mil inscrições e contou com palestras sobre direito sindical e direito do trabalho. Para a desembargadora Emília Facchini, "o evento ganhou ainda mais relevância devido ao momento de crise no Brasil, em que conquistas alcançadas pelos trabalhadores se encontram ameaçadas"
Na sexta-feira (11), no Minascentro, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Maurício Godinho Delgado realizou a conferência de encerramento, tratando do tema "Constituição da República, Sistema Trabalhista Brasileiro e Direito Coletivo do Trabalho". O Ministro fez uma síntese do direito coletivo do trabalho atual.